Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

22 Maio 2024

CM de Coimbra assinala Dia Nacional da Energia com seminário sobre transição energética

CM de Coimbra assinala Dia Nacional da Energia com seminário sobre transição energética

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar, no próximo dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia, com um seminário onde vão ser abordados temas como os contributos e os desafios dos municípios para uma transição energética justa e sustentável ou o mercado ibérico de energia. O evento vai decorrer entre as 9h00 e as 18h00, no Convento São Francisco (Sala Almedina). O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, vai dar início aos trabalhos, que serão depois encerrados pelo vereador do Ambiente e da Sustentabilidade da autarquia, Carlos Matias Lopes. A entrada é livre, mas é necessária inscrição prévia.

A CM de Coimbra vai desenvolver, pela primeira vez, uma jornada pública de sensibilização, de divulgação e de troca de conhecimentos para assinalar o Dia Nacional da Energia. A iniciativa pretende promover o debate sobre a interação entre a energia, a descarbonização e a necessidade de adoção de uma matriz energética compatível com os novos desafios climáticos e com a transição energética que está em curso. A entrada é livre, mas é necessária inscrição prévia. A sessão de abertura está prevista para as 9h45 e será realizada pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva. A sessão de encerramento, prevista para as 18h00, vai ficar a cargo do vereador do Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Matias Lopes. 

 

“Contributos dos municípios para uma transição energética justa e sustentável” é o tema do primeiro painel, que tem início às 10h00 e conta com cinco intervenções. A primeira cabe ao diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra, António Martins, que vai falar “Da Ação Climática à Eficiência Energética”. Seguem-se Daniel Gaudêncio, chefe da Divisão de Equipamentos e Instalações Técnicas Especiais, e Inês Cunha, da Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais, que vão falar sobre “A eficiência energética nos equipamentos municipais e o projeto REVERTER – Espaço Cidadão Energia”. Ainda neste painel, Santos Costa, diretor do Departamento de Espaço Público da CM de Coimbra, vai falar sobre “A iluminação pública a caminho da eficiência energética”, Fernando Martins, do Instituto de Sistema de Robótica da Universidade de Coimbra (UC), vai falar sobre o “Projeto Life ‘Own Your SECAP’” e, por fim, Mónica Sartori, da Secretaria da Prefeitura de Socorro, São Paulo, vai abordar o exemplo intitulado “Socorro: da pobreza energética à transição climática justa”.

 

Segue-se o painel “Energia para a Sustentabilidade”, com início previsto às 12h15, e com a primeira intervenção a cargo de Eduardo Natividade, do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Coimbra, e coordenador do mestrado “Cidades Sustentáveis e Inteligentes”, que vai abordar o tema “Energia, Cidades Sustentáveis e Inteligentes”. Depois do almoço, por volta das 14h00, os trabalhos retomam com a intervenção de Manuel Gameiro, da UC, e o tema “EFS – Iniciativa da Energia para a Sustentabilidade”.

 

O terceiro painel, subordinado ao tema “Os desafios da transição energética em Portugal para os municípios – o contributo das energias renováveis” será realizado em formato de “smart talk”, e conta com as intervenções de Fernando Martins (Entidade Nacional para o Setor Energético), Paulo Nogueira (Agência para a Energia), Mariana Cruz de Carvalho (Associação Portuguesa de Energias Renováveis), Maria João Benquerença (Cleanwatts), João Miranda Santos (Cooperativa Copérnico), com moderação de Santos Costa. “O mercado ibérico de energia” é o tema do quarto painel, com início previsto para as 16h00, também no mesmo formato, e com participação de Ricardo Nunes (OMIP – The Iberian Energy Derivatives Exchange), Pedro Furtado (Redes Energéticas Nacionais) e Pedro Carreira (E-Redes), com moderação de António Gomes Martins, da UC.

 

Importa recordar que a intervenção da CM de Coimbra na área da energia tem sido diversificada, traduzindo-se na concretização de projetos quer no domínio da produção, quer da eficiência energética. Ao nível do planeamento, destaca-se a criação de um Plano de Eficiência Energética que, entre outros aspetos, permitiu reunir e identificar um conjunto de medidas e ações que possibilitaram reduzir custos e reduzir a pegada carbónica da própria autarquia. A Câmara Municipal está, ainda, a promover a criação de uma Comunidade de Energia Renovável em Bairros Sociais, que permite reduzir a tarifa aos seus moradores, assim como à população que habite na zona de influência dessas centrais solares.

 

A autarquia reativou, ainda, diversas redes nacionais, nomeadamente a interação com a ADENE, tendo-se disponibilizado para acolher um “Espaço Cidadão Energia” e, desta forma, contribuir para a concretização da Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética 2023-2050. Estão, também, a ser dinamizadas redes internacionais que decorrem do envolvimento nos projetos “LIFE-REVERTER-Deep REnovation roadmaps to decrease households VulnERability To Energy poveRty” e “OwnYourSECAP: Bringing local and regional municipalities towards owning their SECAPs”. Acrescem ainda, outros projetos que atualmente estão em curso e que incidem nas áreas da habitação social, educação, saúde, infraestruturas desportivas, entre outros.

 

Consulte aqui o Programa Completo. 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)