A CM de Coimbra hasteou hoje a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho, de forma a assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. A bandeira foi hasteada como sinal de reconhecimento pela diversidade e de incondicional apoio à igualdade. É, ainda, uma forma da autarquia se associar, também, à luta diária da Comunidade LGBTQI+.
Recorde-se que a Câmara Municipal hasteou, pela primeira vez, a bandeira arco-íris em 2022, na sequência de um pedido feito pela Plataforma Anti Transfobia e Homofobia – Coimbra, e voltou a repetir a iniciativa em 2023. A plataforma volta à rua, este ano, para reivindicar os direitos à saúde, trabalho, família, condições dignas de habitação e inclusão social para todas as pessoas, com a 15ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra com início às 17h00, e concentração de pessoas junto ao Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. A marcha segue o seu percurso às 17h30, atravessando a zona da Portagem e terminando na Praça 8 de Maio. Após a marcha, está agendada uma matinée, pelas 19h00, no Atelier A Fábrica, seguida da tradicional Festa da Marcha às 22h00, no mesmo local.
A 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, deixando de ser classificada como doença mental. Daí que esta data seja assinalada amplamente um pouco por todo o mundo.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Mafalda Pinto e João Sobral