7 Maio 2024

Convento São Francisco acolhe exposição “Entre Lugares” no âmbito do projeto X-Men

Convento São Francisco acolhe exposição “Entre Lugares” no âmbito do projeto X-Men

A Galeria Projet Room do Convento São Francisco acolhe desde hoje, dia 6 de maio, e até ao dia 30 de junho, a exposição “Entre Lugares”, da autoria de Babu (Hamilton Francisco) e com curadoria de Pedro Vaz, pensada no âmbito do projeto X-Men “Masculinidades, empatia e não-violência”. A mostra foi inaugurada hoje, numa sessão que contou com a participação da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, da vice-diretora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), Antonieta Reis Leite, e da cocoordenadora do Observatório Masculinidades.pt, Tatiana Moura. A iniciativa incluiu, ainda, uma conversa com Haydée Caruso, antropóloga e investigadora colaboradora CES, sobre o projeto no âmbito do ciclo “Masculinidades em Debate” do Observatório Masculinidades.pt.

O projeto X-Men “Masculinidades, empatia e não-violência” inspira-se nas bandas desenhadas da Marvel, criadas por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, e utiliza a analogia dos mutantes para promover a capacidade de autotransformação, tentando, simultaneamente, quebrar ciclos intergeracionais de violências. O principal objetivo do projeto X-Men é a promoção de masculinidades não violentas, empáticas e cuidadoras e o desenvolvimento de estratégias que quebrem ciclos de estigma, contribuindo desta forma para a prevenção sustentável da violência. O projeto X-Men tem, ainda, a missão de promover a igualdade de género em três países: Portugal, Espanha e Croácia.

 

O projeto X-Men chegou hoje ao Convento São Francisco, com a inauguração da exposição “Entre Lugares”, do artista Babu e com curadoria de Pedro Vaz. A sessão contou com a participação da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, da vice-diretora do CES, Antonieta Reis Leite, e da cocoordenadora do Observatório Masculinidades.pt, Tatiana Moura. A iniciativa contou, ainda, depois da inauguração da mostra, com uma conversa com Haydée Caruso, antropóloga e investigadora colaboradora CES, sobre o projeto no âmbito do ciclo “Masculinidades em Debate” do Observatório Masculinidades.pt.

 

A mostra “Entre Lugares” vai estar patente até ao dia 30 de junho na Galeria Project Room e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30). A exposição é gratuita e as visitas para grupos escolares necessitam de marcação prévia, através do e-mail pemp1@coimbraconvento.pt.

 

Hamilton Francisco, “Babu”, nasceu em Angola, a 25 de abril de 1974. Estudou desenho industrial no Centro de Formação e Tecnologia Manauto, em Luanda, e, em Portugal, trabalhou com diferentes materialidades visuais. Participou no Projeto Museus no Centro, em Coimbra, e, mais tarde, desenvolveu o projeto de investigação artística “Memória e Identidade”, onde reflete as grandes questões da história de África na sua relação com o mundo e a relação entre colono e colonizado. Tem várias exposições individuais e coletivas, bem como residência artísticas em vários países. As suas obras estão presentes em coleções públicas e privadas, em Angola e no estrangeiro, como na Fundação Millenium Atlântico, CLC Arquitectos, Presidente Meridien Luanda ou na coleção Jean Clode de Almeida.

 

O Projeto X-Men vai ter um outro momento assinalável, no próximo dia 28 de junho, às 18h00, com a conversa “Uma vida só não chega”, que vai contar com a participação de António Brito Guterres e Babu, numa parceria com o Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação e o Observatório Masculinidades.pt do CES. A iniciativa integra, ainda, a visita de alunos de escolas do concelho de Coimbra no âmbito do ciclo Masculinidades em Debate. Os interessados em obter mais informações devem utilizar o contacto telefónico 239 857 191 ou o e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

 

A programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal. O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×