21 Maio 2024

“Festa da Cerâmica” proporcionou aos visitantes experimentarem trabalhar com o barro

“Festa da Cerâmica” proporcionou aos visitantes experimentarem trabalhar com o barro

A “Festa da Cerâmica” decorreu este fim de semana, nos dias 18 e 19 de maio, na Rua Ferreira Borges e foi amplamente participada. Uma iniciativa que decorre no âmbito do Dia Europeu da Cerâmica, celebrado com o “Bom dia Cerâmica”, um evento de âmbito europeu que, desde 2016, promove esta vertente do artesanato. A Câmara Municipal de Coimbra aderiu, pela primeira vez, à iniciativa e levou um conjunto de ceramistas à Rua Ferreira Borges, das 9h00 às 19h00, para promover a arte de trabalhar o barro e o património cultural material e imaterial da região de Coimbra. A roda de oleiro foi o grande ponto de atração das diferentes gerações de visitantes.

Durante dois dias, foram várias as propostas de ateliês para modelar ou pintar barro que fomentaram a experimentação da criação artística na área da cerâmica. Atividades que atraíram públicos de diferentes gerações à Rua Ferreira Borges e ao estabelecimento “Carlos Tomás – Cerâmica Artesanal”, no Largo da Sé Velha. Foram estes os espaços que derem corpo ao “Bom dia Cerâmica”, designação da iniciativa europeia que a Associação Italiana de Cidades de Cerâmica (AiCC) criou para evocar o Dia Europeu da Cerâmica e a que a cidade de Coimbra aderiu, este ano, pela primeira vez, por integrar, desde o ano transato, a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC).

 

A promoção e valorização da arte e do artesanato em cerâmica esteve, assim, presente na oferta cultural da cidade, na “Festa da Cerâmica”, nos dias 18 e 19 de maio. A iniciativa reuniu artesãos que trabalham nesta vertente do artesanato e permitiu a participação dos visitantes em ateliês de pintura tradicional do Prato Ratinho (tipo de faiança popular, também apelidada de “troca-trapos”) e em outras atividades de experimentação, como a da roda de oleiro, dinamizadas pelos próprios artesãos, pela Ceramicar-te (Lufapo) e por formadores (ceramistas) do CEARTE.

 

A iniciativa teve como principal objetivo destacar o património cultural material e imaterial de Coimbra, focalizando a sua dinamização na louça de Coimbra. O evento possibilitou que os visitantes pudessem ver como se executa uma peça em cerâmica, possibilitando-lhe assim a experimentação da modelação de barro ou da pasta de porcelana, o contacto com as matérias-primas e com as técnicas e ferramentas utilizadas no processo criativo dos ceramistas.

 

O evento contou com a colaboração de artesãos, que demonstraram o seu ‘saber fazer’, com trabalho ao vivo e mostra de peças de sua autoria, dando visibilidade às distintas técnicas utilizadas na produção artesanal desta expressão artística que assume traços que vão do tradicional ao contemporâneo.

 

No domingo, cumprindo-se o calendário da programação regular municipal, associou-se à “Festa da Cerâmica” mais uma edição da “Montra das Artes & Ofícios”, para que, assim, saísse reforçada a celebração do Dia Europeu da Cerâmica.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×