A 2ª edição do Festival MATE, nascido há mais de 20 anos em Porto Alegre, no Brasil, está de regresso a Coimbra e ao Convento São Francisco. As convocatórias para os artistas, maiores de idade, que tenham propostas de projetos para as quatro grandes categorias do festival – Música, Arte, Tecnologia e Educação – já estão a decorrer e o prazo de candidaturas termina no próximo dia 23 de julho.
Os melhores projetos serão, depois, selecionados de duas formas: por votação pública – os próprios artistas e criativos podem divulgar os seus projetos, que estarão igualmente a votação no site do MATE – e através de avaliação dos curadores do festival, pessoas de referência nos vários setores, que decidirão sobre os projetos vencedores. A votação online decorre até 29 de julho e o anúncio dos projetos selecionados terá lugar a partir de 30 de julho. Os que forem selecionados vão participar em atividades de capacitação e workshops, entre outras iniciativas. Os que não forem selecionados têm, contudo, direito a acesso livre a todo o festival, para poderem ampliar a sua rede de contactos, partilhar experiências e experimentar parcerias.
A 2ª edição do MATE vai voltar a juntar em Coimbra editoras de música, diretores de sala, produtores de festivais, curadores e artistas, portugueses e de vários outros cantos do mundo, e público em geral, para quatro dias de um evento que pretende potenciar a diversidade cultural e artística, promovendo um território, também diverso, como é o da região de Coimbra. Os interessados podem já garantir os bilhetes early bird e viver uma experiência inesquecível no Festival MATE. Estas e outras informações podem, ainda, ser consultadas no website do festival, aqui.