Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

4 Setembro 2024

Museu Municipal inaugura 2 exposições e mantém programa educativo de férias de verão

Museu Municipal inaugura 2 exposições e mantém programa educativo de férias de verão

A programação de férias para o público escolar continua no mês de setembro no Museu Municipal de Coimbra (MMC). Destina-se a grupos formados do pré-escolar, ATL’s ou centros de férias, com idades entre os três e os 12 anos, e procura motivar aprendizagens, tendo como pontos de partida a arte e a história de Coimbra. No dia 14, é inaugurada a exposição “Instantes da Memória”, de Filipe Romão, no Edifício Chiado, e a 28 a mostra “Diário II – Perceções do quotidiano”, de Sara Miguel, na Galeria Almedina. No dia 27, o MMC está aberto até à meia-noite, por ocasião da Noite Europeia dos Investigadores. O MMC participa, também, nas Jornadas Europeias do Património e acolhe o lançamento do novo livro de Reis Torgal, “Vigias da Inquisição”, no dia 27, no Edifício da Inquisição. Já no dia 28, porque é o quarto sábado do mês, as entradas são gratuitas.

Em setembro, o MMC disponibiliza cinco oficinas gratuitas ao público escolar, do pré-escolar ao 2.º ciclo e ATLS’s, que vão decorrer de terça a sexta-feira, em diferentes espaços, com a duração de cerca de 90 minutos, e requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Assim, na Sala da Cidade, das 13h00 às 16h00, vai ter lugar a oficina “Conversas à Mesa”. Já no Edifício Chiado, das 10h00 às 16h00, decorre a atividade “Os Inimigos do Património”, uma ação dirigida para o pré-escolar e ATL’s. O mesmo público pode, ainda, optar pela oficina “De Pombal a Coimbra”, na Torre de Almedina, das 10h00 às 16h00, ou pela atividade “Legos para que vos Quero”, que vai acontecer na Torre de Anto e Edifício Chiado, das 10h00 às 16h00, e no Edifício da Inquisição, das 13h00 às 16h00.  Por fim, “Caça às Palavras” é o título da quinta oficina, que vai ter lugar no Edifício da Inquisição, das 13h00 às 16h00, também para o pré-escolar e ATL’s.

 

Importa referir que o MMC não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade.

 

Para além destas atividades, o MMC preparou para 10 de setembro, às 10h30, um “Percurso pela desaparecida muralha de Coimbra”, com ponto de partida na Torre de Almedina e duração de cerca de 90 minutos, destinado a alunos do ensino secundário e público em geral e para grupos de cinco a 25 pessoas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 239 833 771 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt. Os mesmos contatos servem para a inscrição na visita programada para dia 11, designada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, que se vai realizar às 10h30 na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada. Esta visita acontece todas as segundas quartas-feiras do mês e destina-se a alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, em grupos de cinco a 25 elementos.

 

Setembro é, também, mês de inaugurações de exposições no Museu Municipal. No dia 14, inaugura no Edifício Chiado, às 15h00, a mostra “Instantes da Memória”, de Filipe Romão, que reúne um conjunto de desenhos e pinturas sobre papel. Já no dia 18, às 18h00, na Sala da Cidade, vai ter lugar a iniciativa “Ler Teatro com Ciência”, um projeto da companhia Marionet, iniciado em 2021, que consiste em sessões bimestrais de leitura pública de peças contemporâneas que cruzam teatro e ciência, retiradas do Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência.  A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deve ser efetuada através do telemóvel 931 671 163 ou do e-mail ler@marioneteatro.com. A iniciativa tem o limite máximo de 30 participantes. Nesta 21º edição do projeto “Ler Teatro com Ciência”, a peça selecionada é “Rain Dance”, de Lanford Wilson e conta a história de quatro pessoas que esperam o teste da bomba atómica, na noite de 15 de julho de 1945, numa decrépita cantina em Los Alamos, Novo México.

Este mês é, ainda, de Jornadas Europeias do Património, que têm lugar de 20 a 22, com o tema “Rotas, Redes e Conexões”. Neste âmbito, o MMC vai realizar a oficina “O Património está nas nossas mãos”, no dia 20, das 10h00 às 16h00, orientada para o público pré-escolar, 1º e 2º ciclo e ATL’s. As inscrições podem ser feitas através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Já no dia 21, às 15h30, decorre a ação “Celebrando o Património da Sophia”. Trata-se de uma visita aos Colégios do Espírito Santo, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Graça, São Pedro, São Tomás/Palácio da Justiça, Igreja do Convento de São Domingos e São Boaventura. O ponto de encontro é à porta dos Paços do Município. As inscrições, para grupos formados de cinco a 25 pessoas, podem ser feitas pelo telefone 239 833 771 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt. No mesmo dia, às 21h00, vai haver uma sessão de videomaping no Pátio da Inquisição, com trabalhos realizados durante o projeto “Varal Digital: Videopoema”, da autoria de Alex Lima, em parceria com o MMC.

 

De referir que durante as Jornadas Europeias do Património, todos os núcleos do Museu Municipal são de acesso gratuito. Já a 27 de setembro, por ocasião da Noite Europeia dos Investigadores, o MMC está aberto até à meia-noite, dado que é parceiro desta iniciativa.

 

Também no dia 27 decorre no Edifício da Inquisição, às 18h00, o lançamento do livro “Vigias da Inquisição”, de Luís Reis Torgal, com apresentação de Ana Cristina Araújo e a chancela da editora Temas e Debates. A obra foi, agora, escrita com base na leitura integral do processo de Manuel Fernandes Vila Real (1608-1652), coordenada pelo autor e realizada nos anos 80 do século passado pelas bibliotecárias-arquivistas Ângela Gama e Ana Maria Osório, a quem este livro é dedicado.

 

A 28 de setembro, na Galeria Almedina, às 15h30, é inaugurada a segunda exposição do mês, “Diário II – Perceções do quotidiano”, de Sara Miguel, que vai estar patente até ao dia 17 de novembro. Nesta exposição é possível observar um registo diarístico da artista, em que é dada primazia à exploração do autorretrato.

 

Também no dia 28, porque é o quarto sábado do mês, as entradas são gratuitas do MMC.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)