O evento, sob a forma de uma mostra e venda de livros antigos e de outras preciosidades afins, contou com a participação de oito livreiros especializados: a Livraria Miguel Carvalho (Figueira da Foz), parceira do evento, a Bernardo Trindade, Art & Rare Books (Lisboa), a Livraria Cólofon (Guimarães), a Livraria Esquina (Porto), a Livraria Gostar de Ler (Porto), a Livraria In-Libris (Porto), a Livraria Liliana Queiroz (Caldas da Rainha) e a Livraria Manuel Ferreira (Porto).
O programa complementar foi composto por conferências e debates e ainda por momentos de reflexão sobre o fundo documental da Sala do Livro Antigo da Biblioteca Municipal de Coimbra, com o propósito adicional de sensibilizar o público para as preciosidades que esta instituição acolhe, salvaguarda e quer promover.
As conferências e debates suscitaram uma grande afluência de público. Foi com este espírito que se ouviu os várias conferencistas: no dia 4 de outubro, 6ª feira, Miguel de Carvalho (“A Bibliofilia hoje – importâncias e urgências”); no dia 5 de outubro, sábado, Carlos Fiolhais (“Literatura científica e bibliofilia”), Alexandra Augusto (“Uma visita à Biblioteca do Rei de L’An 2440: crónica de uma deambulação ucrónica”) e José Augusto Bernardes (“O século de Camões na Bibliofilia Portuguesa – reflexão e reflexos”); e no dia 6 de outubro, domingo, Catarina Alarcão (“Cuidar do Livro”), bem como António Valdemar e José Pacheco Pereira (“Conversas em torno da Bibliofilia”). Este último dia culminou com uma visita à Sala do Livro Antigo da Biblioteca Municipal de Coimbra.
O Salão do Livro Antigo contou com a participação de cerca de 500 pessoas durante os dois dias e meio do evento, mesmo apesar do mau tempo e dos condicionalismos proporcionados pela festa académica da Latada. A organização considera, por isso, que esta é uma aposta ganha, tendo em conta a resposta positiva do público e dos livreiros participantes, e que será para continuar, com mais edições do Salão do Livro Antigo de Coimbra, presentemente o único do género em Portugal.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral