O programa, que se desenrola a 29 e a 30 de novembro, começa na sexta-feira, com a atividade PASS(A)PORTA, da responsabilidade da Divisão de Museologia, destinada a grupos formados da comunidade escolar (pré-escolar, ensino básico e secundário), com o máximo de 25 pessoas. A iniciativa, que decorre das 10h00 às 16h00, requer inscrição prévia, obrigatória, através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Ainda no dia 29, vai também ser levado a cabo o projeto “ESCOLA CIÊNCIA VIVA – UC EXPLORATÓRIO”, promovido pelo UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no Jardim de Infância de Ceira, das 10h00 às 15h00. A Escola Ciência Viva do UC Exploratório é um projeto de educação e promoção da cultura científica, dirigido a crianças da educação pré-escolar, ao abrigo de Acordo Programa estabelecido com o Município de Coimbra.
Já no dia 30, sábado, vai ser hasteada a bandeira “Coimbra Cidade Educadora” nos Paços do Município e, durante o dia, vão realizar-se diversas iniciativas, designadamente passeios intergeracionais de trishaws, da responsabilidade da Pedalar Sem Idade Portugal, em estreita colaboração com Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, no Parque Verde do Mondego, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia através do e-mail coimbra@pedalarsemidadeportugal.pt ou do telefone 936 733 797 (disponível nos dias úteis das 9h00 às 17h00). Os passeios de bicicleta adaptada destinam-se a seniores ou pessoas com mobilidade reduzida que podem fazer-se acompanhar por familiares. Pretende-se com esta iniciativa combater a solidão não desejada e o isolamento social das pessoas idosas, podendo estas desfrutar de momentos inesquecíveis com aqueles que lhes são mais próximos. De referir que esta atividade será cancelada perante condições meteorológicas adversas.
PASS(A)PORTA, desenvolvida pela Divisão de Museologia, vai ter lugar também no dia 30, no Edifício Chiado, na Torre de Almedina, na Torre de Anto e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, e na Sala da Cidade e Edifício da Inquisição, das 13h30 às 17h30. É dirigida a famílias e não requer inscrição prévia.
Já na Biblioteca Infantil, na Casa Municipal da Cultura, vai realizar-se o “Encontro com o Xadrez”, promovido pela Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra. Trata-se de uma ação integrada na programação mensal da Divisão de Biblioteca e Arquivo Histórico para a Biblioteca Infantil e decorre das 14h30 às 17h30. Destina-se a maiores de seis anos e não requer inscrição prévia.
No Exploratório, das 15h00 às 16h30, vai decorrer a atividade “Dependência sem substância: um problema do séc. XXI”, organizada pelo UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e destinada a famílias com crianças e jovens entre os seis e 14 anos. É uma atividade gratuita, com inscrição prévia obrigatória para www.exploratorio.pt. Outras informações estão disponíveis através do e-mail visitas@exploratorio.pt ou do telefone 239 703 897. A lotação máxima é de 25 crianças/jovens e respetivos familiares.
Outra das ações previstas é o conto performativo “A verdadeira história do rato azul que vivia na casa do Pai Natal”, de Alice Cardoso, pela Associação RECORTAR PALAVRAS, no Mercado Municipal D. Pedro V, das 11h00 às 12h00. Tem como público-alvo as famílias e é promovida pela Divisão da Cultura. A performance é dinamizada por Helena Amaral, Liliana Machado e Alice Cardoso. Também no Mercado Municipal, vão estar expostos brinquedos tradicionais populares, pela Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, numa ação promovida pela Divisão de Cultura que vai decorrer das 11h00 às 16h00, para toda a família.
De recordar que a Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro está sediada no Museu-Escola do Brinquedo Tradicional Popular, localizado na antiga escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Loureiro, em Cernache, e o Museu-Escola é uma aposta no valor educativo e psicossocial do conhecimento, preservação e reativação dos brinquedos tradicionais populares. O espaço dá a conhecer um espólio constituído por dezenas de brinquedos antigos garantindo a divulgação do direito a brincar consignado nos normativos internacionais e na legislação nacional.
Por último, no TUMO Coimbra, vão decorrer, durante o dia, diversas atividades, designadamente de programação, animação, desenvolvimento de jogos, design, cinema, robótica, música e fotografia, destinadas a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. O TUMO é um programa educativo que combina tecnologia com criatividade. No centro TUMO Coimbra, 1.500 jovens adquirem competências em oito áreas na interseção da tecnologia com a criatividade: Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.
Vídeo | Perspetivas de Especialistas | Dia Internacional da Cidade Educadora 2024 🌍📚✨