Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

10 Dezembro 2024

CM de Coimbra celebra acordo com IGFEJ para desbloquear novo Palácio da Justiça

CM de Coimbra celebra acordo com IGFEJ para desbloquear novo Palácio da Justiça

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assumir o projeto do novo Palácio da Justiça, através do contrato interadministrativo de delegação de competências e colaboração a assinar com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), que foi aprovado na reunião do Executivo de dia 9 de dezembro. No documento, é definido o montante de 1,07 milhões de euros (M€) (ao qual acresce IVA) para esta operação, valor que a Câmara vai avançar, sendo depois ressarcida pelo IGFEJ. O prazo para a elaboração do projeto é de 330 dias, a contar da data da primeira reunião de carácter técnico. O Município de Coimbra vai assumir, assim, “um papel promotor” na elaboração do projeto do futuro Palácio da Justiça, há muito reclamado na cidade e um pedido constantemente relembrado pelo atual Executivo.

O valor máximo do procedimento de elaboração e a revisão do projeto suportado pelo IGFEJ é de 1,07 M€ (a que acresce IVA), sendo que 800 mil euros são para a elaboração do projeto e 270 mil euros para a sua revisão. A despesa vai ser suportada pelo Município, que será reembolsado através das dotações registadas nos orçamentos dos anos de 2025 e seguintes. À Câmara Municipal cabe ainda suportar, mas sem direito a reembolso, todas as despesas com custas, emolumentos e taxas que sejam devidas para a elaboração do projeto de execução.

 

O prazo para a elaboração do projeto é de 330 dias, a contar da data da primeira reunião de carácter técnico. Destes, 120 dias são para a elaboração do estudo prévio e 210 dias para a elaboração do projeto de execução. O prazo para a revisão do projeto é de 90 dias: 30 dias para a revisão do estudo prévio e 60 dias para a revisão do projeto de execução, a contar da data da entrega de cada uma das fases de projeto.

 

Para tal, o IGFEJ compromete-se a fornecer ao Município o programa preliminar, bem como todos os elementos e as informações necessários e inerentes à elaboração do projeto de construção do edifício, que a Câmara Municipal vai desenvolver nos prazos acordados e nos termos das especificações funcionais indicadas pelo IGFEJ.

 

Recorde-se que, logo em novembro 2021, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, recém-eleito, defendeu, publicamente, perante o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Morgado, a urgência de “trabalhar pela construção de um novo Palácio da Justiça que dignifique a justiça na cidade, que permita poupar dinheiro ao Estado – a construção vai poupar dinheiro ao Estado – e permitir um trabalho de mais qualidade das suas estruturas”. Já a 20 de fevereiro deste ano, José Manuel Silva apelou a que os líderes políticas, durante a campanha das Legislativas, que assumissem o compromisso da construção do novo Palácio da Justiça, obra reclamada há décadas por Coimbra.

 

Desde sempre, este Executivo defendeu uma solução rápida e digna para o Palácio da Justiça, tendo o presidente da CM de Coimbra, inclusive, em 2023, reiterado a disponibilidade da autarquia em colaborar com o Governo, no sentido de “acelerar os procedimentos burocráticos autárquicos que são essenciais para estas obras”.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)