A autarquia considera necessário manter viva a tradição de cantares de estudantes nas ruas de Coimbra, que faz parte da cultura imaterial da cidade e que constitui uma marca identitária do território. Para tal, a CM de Coimbra decidiu encomendar uma peça escultórica de homenagem ao Fado de Coimbra, para ser instalada numa zona nobre de cidade. O local de implantação da escultura foi na Rua Ferreira Borges, no largo em frente ao Arco de Almedina, um local de grande passagem de turistas e munícipes. “Cantares de Coimbra” foi inaugurada no sábado, dia 21 de dezembro, na presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da autora Dora Tracana.
Desde o séc. XVI que o cantar de estudantes nas ruas de Coimbra é factualmente conhecido, onde o erudito e o popular se reviam e misturavam com frequência. No entanto, as memórias do Fado de rua vão-se perdendo e a CM de Coimbra pretende contrariar essa tendência com esta escultura da autoria de Dora Tracana.
A escultora considera igualmente ser necessário “manter viva esta identidade, hoje marcada por episódios de atuação de tunas que, aqui e ali, vão tornando esta uma cidade de encantos”. A evocação do Fado nas ruas da cidade “é por isso hoje uma necessidade marcante, que esta peça escultórica pode assinalar”.
Dora Tracana concluiu, em 1995, a licenciatura em Escultura, variante pedra/madeira, pela Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra (ESTAC). Em 1991/1992, iniciou a profissão de docente no Ensino Secundário. Frequentou, em 2007/2008, o 1ª ano do mestrado em Comunicação Estética, também na ESTAC. Já em 2012, concluiu o mestrado em Arte Contemporânea.
Ao longo dos últimos 20 anos, tem realizado diversas exposições individuais e tem obras espalhadas por vários locais de Portugal. A nível internacional, expôs, em 2014, no Rio de Janeiro, na “Rio Internacional Art Exhibition – FIFA World Cup 2014”, onde obteve a medalha de ouro; e no World Trade Center, no Dubai, onde obteve medalha de prata. Em 2015, expôs na Bienal de Nova Iorque.
Crédito fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa