A iniciativa “Ilha de Moçambique precisa de ajuda” pretende angariar lençóis, cobertores, lonas e tendas, assim como material de higiene. Os donativos podem ser realizados na Casa Municipal da Cultura, sita na rua Pedro Monteiro, em Coimbra, mais especificamente no local onde funcionou a cantina universitária Sereia, com acesso pelo parque de estacionamento, indicativamente entre as 9h00 e as 20h00.
A ação é promovida pela antiga deputada à Assembleia da República de Moçambique, eleita pelo círculo eleitoral da Europa e Resto do Mundo, Ivone Bila, que reside em Portugal. A iniciativa conta, também, com o apoio da CM de Coimbra e do Grupo Visabeira, que irá ceder um contentor para o envio dos donativos à Ilha de Moçambique.
A Ilha de Moçambique, situada na província de Nampula, região norte de Moçambique, deu o nome ao país, tendo sido a sua primeira capital. Devido ao património arquitetónico, a ilha foi considerada, em 1991, Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO. Coimbra e a Ilha de Moçambique têm laços estreitos.
De recordar que, a 16 de maio do ano passado, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, recebeu o presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Momade Amisse Ali, e o administrador distrital, Silvério Nauaito, bem como o representante da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, da qual o Município de Coimbra é membro efetivo, e da reunião saiu o reforço dos canais de cooperação institucional entre as administrações locais de Coimbra e da Ilha de Moçambique.
Ivone Bila, enquanto deputada à Assembleia da República de Moçambique, foi também recebida nos Paços do Concelho de Coimbra a 11 de outubro de 2023, pelo autarca José Manuel Silva.