A Capela de Nossa Senhora da Esperança, localizada no Largo da Esperança, em Santa Clara, perto do Convento de Santa Clara-a-Nova, foi reabilitada e reabriu hoje ao público. A sessão de reabertura contou com uma intervenção por parte do pároco Manuel Carvalheiro, seguido de um momento musical com alunos do Colégio de São Teotónio e de uma apresentação sobre a intervenção na capela, por Susana Lainho, representante da empresa de restauro que executou a 2ª fase da obra. O ato terminou com as intervenções protocolares, entre as quais a do bispo da diocese de Coimbra, Virgílio do Nascimento Antunes, e do presidente da Câmara, José Manuel Silva. A vereadora Ana Bastos também marcou presença na iniciativa.
O processo de reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Esperança decorreu em duas fases, que duraram cerca de seis anos. A CM de Coimbra atribuiu, numa 1ª fase, um apoio de 30 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Clara para as obras de reabilitação do exterior da capela, em 2018. Mais recentemente, a 19 de setembro de 2022, o executivo municipal aprovou um novo apoio de 30 mil euros, que se traduziu na formalização do protocolo no dia 13 de abril de 2023. A obra foi adjudicada a 16 de fevereiro de 2024 à firma Susana Lainho – Unipessoal, Lda., pelo montante de 80.344,82 euros (IVA incluído) e um prazo de execução de 180 dias, tendo sido assinado o auto de consignação a 27 de março de 2024.
A comparticipação financeira da autarquia foi definida até ao montante máximo de 30 mil euros, o que corresponde a 30% do valor comparticipável da obra, e a Câmara Municipal prestou, ainda, apoio na fiscalização dos trabalhos, através do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais. A DGAL e a CCDRC assumiram 50% do valor da obra, sendo que a restante verba foi garantida pela paróquia.
A 2ª da empreitada consistiu na recuperação de rebocos e pinturas a branco nas superfícies do interior da capela. Visou, também, o restauro e a reabilitação dos azulejos, cantarias e das pinturas decorativas. Ao nível da construção civil incluiu a remodelação da iluminação interior de modo a potenciar o existente e atingir um melhor nível de conforto a este nível.
A Capela de Nossa Senhora da Esperança tem acesso pela Calçada de Santa Isabel e insere-se na Zona Especial de Proteção dos Mosteiros de Santa Clara-a-Velha e Santa Clara-a-Nova, ambos monumentos nacionais, e data dos primeiros anos do século XVIII (1702). A arquitetura exterior simples – fachada principal a terminar em frontão triangular com dois pináculos laterais e um óculo vazado no tímpano -, contrasta com a valiosa decoração interior, pela predominância dos volumes quadrangulares, e pela sobriedade e rigor geométrico do edifício, que indica que estamos perante uma arquitetura de estilo chão.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila