O projeto “Crianças em Ação” vai ter, em 2025, 13 turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico. O programa “tem como objetivo o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística de crianças e jovens, estimular os sentidos para a fruição do universo cinematográfico e promover a cultura cinematográfica”. “Permite que as crianças se expressem livre e artisticamente sobre o que veem e tocam, podendo intervir na história do cinema e se apropriem dela, sentindo-se verdadeiros agentes sociais e culturais”, refere a informação municipal.
Utiliza uma abordagem diferenciadora que consiste num sistema sociocrático de trocas colaborativas, ambicionando criar uma sociedade mais criativa, proativa e solidária. O projeto piloto surgiu no ano letivo 2021/22 com cinco turmas e cinco oficinas em sala de aula e contou com o apoio do Município de Coimbra.
O impacto na comunidade escolar foi avaliado (pela própria comunidade escolar) como muito positivo e o sucesso do programa levou a Casa da Esquina – Associação Cultural a dar-lhe continuidade. Em 2023 e em 2024, este projeto foi, igualmente, apoiado pela CM de Coimbra.
Este ano, o projeto desenvolve-se em quatro oficinas. “Kms de Película?”, uma oficina exploratória de manipulação, intervenção e projeção em película. “Os Primeiros Filmes de Sempre” é uma oficina de visionamento dos primeiros filmes da história do cinema, seguido de experimentação de filmagens ao estilo desses filmes. A terceira oficina “Shhh… Estamos à Escuta” é de exploração de sons do cinema e a sua captação. A quarta e última oficina “Bonecos Articulados em Exercício Fílmico”, trata-se de uma oficina para a realização de um pequeno filme de animação, com alguma narrativa, tendo por base o trabalho da designer Joana Corker, que criou um conjunto de peças que podem ser montadas aleatoriamente e articuladas entre si, formando bonecos/personagens que poderão ser animados.