25 Fevereiro 2025

Coimbra e Sal formalizam protocolo de cooperação na área da Proteção Civil

Coimbra e Sal formalizam protocolo de cooperação na área da Proteção Civil

O Município de Coimbra e o Município do Sal, em Cabo Verde, formalizaram um protocolo de cooperação nos domínios da proteção civil e bombeiros. O acordo foi outorgado na passada semana, pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes. No dia seguinte, para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, realizou-se a conferência “Sistema de Proteção Civil Municipal – Da articulação à Intervenção”.

Os Municípios de Coimbra e do Sal acordaram desenvolver atividades conjuntas, visando a cooperação na organização do Serviço Municipal de Proteção Civil no Município do Sal. O acordo, aprovado na reunião da CM de Coimbra do dia 9 de setembro do ano passado, foi formalizado no passado dia 19 de fevereiro, no Sal.

 

Em representação do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, o acordo foi formalizado pelo vereador da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes. Acompanharam a cerimónia os vereadores do Município do Sal para a área da Proteção Civil e Bombeiros, Hedércio Gomes, e para as Relações Institucionais e Internacionais, Jassy Sousa, assim como o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Coimbra, Nelson Antunes.

 

Na sua intervenção, o vereador Carlos Matias Lopes destacou a importância da cooperação entre Coimbra e a Ilha do Sal, fortalecida por este protocolo, sublinhando a troca de experiências e realização de projetos para o bem-estar das comunidades. O autarca realçou também a importância da sinergia entre a gestão política e operacional para fortalecer a resposta a emergências. Carlos Matias Lopes frisou, ainda, a relevância da presença em campo para uma melhor compreensão dos desafios enfrentados na área da proteção civil e reafirmou o compromisso de colaboração entre os municípios, pois, como defendeu, “o futuro constrói-se com as ações do presente”.

 

O documento prevê apoio na análise, avaliação e gestão dos riscos existentes no Sal, a formação na área da proteção civil e bombeiros, a elaboração de programas de informação e formação das populações, com vista à sensibilização e autoproteção. Está previsto, também, apoio na conceção e realização de exercícios de proteção civil, apoio na elaboração de planos de coordenação para eventos de nível municipal, bem como o intercâmbio entre os corpos de bombeiros. O protocolo prevê, ainda, a criação de uma comissão de acompanhamento encarregue da promoção de atividades entre os dois Municípios e a UCCLA – os Municípios de Coimbra e do Sal são membros da associação intermunicipal de natureza internacional, dedicada à cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia.

 

No dia seguinte, 20 de fevereiro, as autarquias coorganizaram a conferência “Sistema de Proteção Civil Municipal – Da articulação à Intervenção”. A iniciativa decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Sal e reuniu membros da Ilha do Sal, com funções na Proteção Civil, bombeiros municipais, fiscais municipais, representantes da Polícia Nacional e da Polícia Judiciaria, Forças Armadas, técnicos aeroportuários, bombeiros da Vinci Airports, delegação da saúde e direção de fiscalização municipal.

 

A apresentação do painel “Sistema de Proteção Civil Municipal – Da articulação à intervenção” coube ao coordenador municipal de Proteção Civil de Coimbra, Nelson Antunes, que deu a conhecer a estrutura municipal de Coimbra, as propostas de acordo com a realidade no Município do Sal, o planeamento de emergência e a importância da colaboração, a interligação e interação entre todos os agentes de proteção civil. Houve, ainda, lugar para a palestra da psicóloga laboral Oriana Maocha, que abordou “Atitude psíquica na atividade dos agentes da Proteção Civil”. Após as exposições, abriu-se um espaço de debate com uma ampla troca de experiências e esclarecimentos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×