Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

26 Fevereiro 2025

Museu Municipal de Coimbra inaugura exposição e comemora Dia do Pai e Primavera em março

Museu Municipal de Coimbra inaugura exposição e comemora Dia do Pai e Primavera em março

A programação do Museu Municipal de Coimbra para março inclui atividades gratuitas para os mais novos nos seus diferentes núcleos, uma residência artística de pintura no Edifício Chiado, uma conferência sobre “O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto” e a inauguração da exposição “ADversidades”, que reúne trabalhos dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra. No dia 22 de março, as entradas são gratuitas nos núcleos do Museu Municipal, o que acontece sempre no quarto sábado de cada mês, o que inclui as mostras “Sábados para a Infância no TCSB” (no Edifício Chiado) e “A Universidade Livre de Coimbra” (na Galeria Almedina).

Em março, o Museu Municipal de Coimbra continua a dinamizar atividades destinadas ao público escolar. Entre as quais, a oficina “Atualizações no mundo do Fado de Coimbra!”, que vai ter lugar na Torre de Anto, dirigida ao pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (para grupos de cinco a 25 crianças) e que vai decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos cada sessão).

 

No dia 8 de março, às 15h00, o Museu oferece “À hora do chá”, uma oficina que parte da obra de Raquel Roque Gameiro, onde se vai falar sobre o papel das mulheres na sociedade. Esta atividade, destinada a crianças entre os seis e os nove anos de idade, decorre no Edifício Chiado, em grupos de cinco a 20 participantes.

 

Já no dia 11 de março, realiza-se uma visita acompanhada ao Edifício Chiado e à Coleção Telo de Morais. Estão previstas duas sessões, de 40 minutos cada, às 10h30 e às 15h00, dirigidas ao 3.º ciclo e Ensino Secundário (em grupos de cinco a 25 participantes). Todas estas atividades são gratuitas, mas requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Ainda para o público escolar, no dia 12 de março vai decorrer, às 10h30, a já habitual visita encenada à Torre de Almedina, “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, através da personagem D. Sesnando Davides. Acontece todas as segundas quartas-feiras do mês, numa iniciativa orientada para o público pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (em grupos de cinco a 25 crianças). Requer inscrição, desta feita para o telefone 239 833 771 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

A 18 de março, está prevista uma visita acompanhada à Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, que vai ter duas sessões, às 10h30 e às 15h00 (aproximadamente, 40 minutos cada sessão). Destina-se a alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário (grupos de cinco a 25 participantes). Requer inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Este mês, o assinala-se o Dia do Pai e a chegada da Primavera, que não vão passar despercebidas na programação municipal. Por isso, no dia 19 de março, Dia do Pai, no Edifício Chiado as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (em grupos de cinco a 25) vão fazer atividades, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). Já de 21 a 28 de março, evoca-se a Primavera. Começa na Torre de Almedina, com a preparação das flores que dão cor a esta nova estação do ano e, depois, continua com um passeio até ao Parque Manuel Braga, onde se vai contar e oferecer a história “O Augusto quer ser arquiteto”. Esta atividade destina-se a crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (grupos de cinco a 25), e tem lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). Ambas requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

De recordar que o Museu Municipal de Coimbra não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade. Excetua-se a iniciativa que terá lugar no dia 8 de março, a oficina “À hora do chá”.

 

Para o publico em geral, a programação de março é também rica e variada. No dia 15 de março, o Edifício Chiado acolhe a residência artística de pintura, promovida pelo Atelier Artístico AEMINIUM. Nesta residência artística, com a mentoria do artista Romas Tauras, vai pintar-se a partir de referências, explorar-se algumas das vantagens e limitações de trabalhar a partir de imagens encontradas ao pintar pessoas, por oposição a pintar pessoas por observação ao vivo. As inscrições podem ser feitas por e-mail atelieraeminium@gmail.com ou através do site www.atelieraeminium.pt para dois horários: das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Esta atividade comporta grupos de cinco a oito participantes.

 

No mesmo dia, às 15h30, acontece uma visita que percorre o espaço urbano outrora ocupado pelas Judiarias de Coimbra. A visita, em grupos de cinco a 25 participantes, começa na Rua Corpo de Deus, junto à Rua Visconde da Luz, e termina no Edifício da Inquisição.  Requer inscrição através do telefone 239840754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

No dia 27 de março, às 18h00, tem lugar, no Edifício da Inquisição, a conferência “O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto”, proferida por Berta Duarte. Vai falar-se da encomenda que o inquisidor-mor D. Francisco de Castro fez a Matheus do Couto para este fazer o levantamento dos edifícios da Inquisição “deste reino e India”. Trata-se de um documento da maior relevância para o conhecimento dos imóveis onde o Tribunal do Santo Ofício se instalou. No caso de Coimbra, o levantamento identifica espaços associados às várias funções do tribunal, permitindo a reconstituição do percurso dos detidos, desde o momento do registo pelo alcaide.

 

Por fim, no dia 28 de março, às 15h30, na Galeria Almedina, é inaugurada a exposição “ADversidades”, que reúne trabalhos dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra, na presença do vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga. “ADversidades” fica patente até 8 de junho e evidencia a criatividade, a experimentação e a expressividade artística desenvolvidas ao longo do curso. As obras apresentadas exploram diversas técnicas e suportes, e refletem a pesquisa individual de cada um em torno do conceito, da cor, forma, textura e composição. Cada peça representa não apenas um exercício técnico, mas também uma visão única dos futuros artistas em formação, traduzindo as suas inquietações, inspirações e processos criativos. Em “ADversidades”, o público é convidado a mergulhar nesse universo de cores e formas, testemunhando o talento emergente e a evolução artística dos alunos. Pode ser vistas de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O Museu encerra à segunda-feira e feriados.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)