Em março, o Museu Municipal de Coimbra continua a dinamizar atividades destinadas ao público escolar. Entre as quais, a oficina “Atualizações no mundo do Fado de Coimbra!”, que vai ter lugar na Torre de Anto, dirigida ao pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (para grupos de cinco a 25 crianças) e que vai decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos cada sessão).
No dia 8 de março, às 15h00, o Museu oferece “À hora do chá”, uma oficina que parte da obra de Raquel Roque Gameiro, onde se vai falar sobre o papel das mulheres na sociedade. Esta atividade, destinada a crianças entre os seis e os nove anos de idade, decorre no Edifício Chiado, em grupos de cinco a 20 participantes.
Já no dia 11 de março, realiza-se uma visita acompanhada ao Edifício Chiado e à Coleção Telo de Morais. Estão previstas duas sessões, de 40 minutos cada, às 10h30 e às 15h00, dirigidas ao 3.º ciclo e Ensino Secundário (em grupos de cinco a 25 participantes). Todas estas atividades são gratuitas, mas requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Ainda para o público escolar, no dia 12 de março vai decorrer, às 10h30, a já habitual visita encenada à Torre de Almedina, “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, através da personagem D. Sesnando Davides. Acontece todas as segundas quartas-feiras do mês, numa iniciativa orientada para o público pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (em grupos de cinco a 25 crianças). Requer inscrição, desta feita para o telefone 239 833 771 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
A 18 de março, está prevista uma visita acompanhada à Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, que vai ter duas sessões, às 10h30 e às 15h00 (aproximadamente, 40 minutos cada sessão). Destina-se a alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário (grupos de cinco a 25 participantes). Requer inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Este mês, o assinala-se o Dia do Pai e a chegada da Primavera, que não vão passar despercebidas na programação municipal. Por isso, no dia 19 de março, Dia do Pai, no Edifício Chiado as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (em grupos de cinco a 25) vão fazer atividades, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). Já de 21 a 28 de março, evoca-se a Primavera. Começa na Torre de Almedina, com a preparação das flores que dão cor a esta nova estação do ano e, depois, continua com um passeio até ao Parque Manuel Braga, onde se vai contar e oferecer a história “O Augusto quer ser arquiteto”. Esta atividade destina-se a crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (grupos de cinco a 25), e tem lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). Ambas requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
De recordar que o Museu Municipal de Coimbra não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade. Excetua-se a iniciativa que terá lugar no dia 8 de março, a oficina “À hora do chá”.
Para o publico em geral, a programação de março é também rica e variada. No dia 15 de março, o Edifício Chiado acolhe a residência artística de pintura, promovida pelo Atelier Artístico AEMINIUM. Nesta residência artística, com a mentoria do artista Romas Tauras, vai pintar-se a partir de referências, explorar-se algumas das vantagens e limitações de trabalhar a partir de imagens encontradas ao pintar pessoas, por oposição a pintar pessoas por observação ao vivo. As inscrições podem ser feitas por e-mail atelieraeminium@gmail.com ou através do site www.atelieraeminium.pt para dois horários: das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Esta atividade comporta grupos de cinco a oito participantes.
No mesmo dia, às 15h30, acontece uma visita que percorre o espaço urbano outrora ocupado pelas Judiarias de Coimbra. A visita, em grupos de cinco a 25 participantes, começa na Rua Corpo de Deus, junto à Rua Visconde da Luz, e termina no Edifício da Inquisição. Requer inscrição através do telefone 239840754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
No dia 27 de março, às 18h00, tem lugar, no Edifício da Inquisição, a conferência “O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto”, proferida por Berta Duarte. Vai falar-se da encomenda que o inquisidor-mor D. Francisco de Castro fez a Matheus do Couto para este fazer o levantamento dos edifícios da Inquisição “deste reino e India”. Trata-se de um documento da maior relevância para o conhecimento dos imóveis onde o Tribunal do Santo Ofício se instalou. No caso de Coimbra, o levantamento identifica espaços associados às várias funções do tribunal, permitindo a reconstituição do percurso dos detidos, desde o momento do registo pelo alcaide.
Por fim, no dia 28 de março, às 15h30, na Galeria Almedina, é inaugurada a exposição “ADversidades”, que reúne trabalhos dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra, na presença do vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga. “ADversidades” fica patente até 8 de junho e evidencia a criatividade, a experimentação e a expressividade artística desenvolvidas ao longo do curso. As obras apresentadas exploram diversas técnicas e suportes, e refletem a pesquisa individual de cada um em torno do conceito, da cor, forma, textura e composição. Cada peça representa não apenas um exercício técnico, mas também uma visão única dos futuros artistas em formação, traduzindo as suas inquietações, inspirações e processos criativos. Em “ADversidades”, o público é convidado a mergulhar nesse universo de cores e formas, testemunhando o talento emergente e a evolução artística dos alunos. Pode ser vistas de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O Museu encerra à segunda-feira e feriados.