O Executivo aprovou o apoio à Cultura e Risco – Associação Cultural, no montante de 7.500 euros, para a realização, em coorganização com o Município, da terceira edição do “Casa Adento”, projeto de alcance estratégico inserido nas Grandes Opções do Plano do Município. É um evento considerado marcante na oferta cultural da cidade, coorganizado pela Câmara Municipal, através da Divisão de Cultura, em parceria com a associação Cultura e Risco e coordenação geral, desde a primeira edição, de Margarida Mendes Silva.
Inspirado no projeto “Open House”, criado em 1992, que abrange atualmente perto de 60 cidades em todo o mundo, e tendo presente as edições portuguesas que envolvem a cidade de Lisboa, com a sua 14ª edição em 2025 e do Porto (juntamente com Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia) a atingir a sua 10ª edição, o “Casa Adentro” tem como objetivo aproximar a arquitetura dos cidadãos, proporcionando uma leitura atenta dos edifícios, através de visitas guiadas gratuitas, orientadas sobretudo por jovens estudantes universitários (visitas orientadas) ou comentadas (visitas comentadas) por especialistas convidados para o efeito (investigadores, historiadores, arquitetos, entre outros).
As visitas vão decorrer a 10 de maio, sábado, de manhã, às 10h00, 11h00 e 12h00, e à tarde, às 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00 (horário de abertura às 9h30 e de encerramento às 19h00). Cada visita guiada vai ter uma duração aproximada de 30/35 minutos e foram criados quatro circuitos (Alta, Baixa, Praça e Celas), considerando não só o valor arquitetónico, artístico e cultural dos edifícios, mas também o lugar especial que cada espaço ocupa no património e na memória da cidade.
Foram 15 os espaços selecionados para a edição de 2025: Observatório Geofísico da UC, Bairro de Celas, Edifício Associação Municípios, Escola EB1 de Santa Cruz, CEIS20, Edifício AAC, Edifício ACM, Arquivo Universidade, Prisão Académica, Capela da Misericórdia, Serenata Hotel & Hostel Coimbra, Estação Nova, Pharmacia Guest House, CAV – Centro de Artes Visuais e Hotel Astória.
E foram, igualmente, convidados 15 especialistas, um para cada um dos espaços, nomeadamente: Fernando B. Figueiredo, Rafael Vieira, Bruno Gil, Carolina Coelho, J.A. Bandeirinha, Armando Rabaça, Margarida Relvão, Ana Maria Bandeira, Óscar Ruelle, Raúl Mendes, Ana Paula Gaudêncio, Rui Alves, Esmeralda Sena, João Mendes Ribeiro e Regina Anacleto.
“Casa Adento” conta com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra, através do Centro Cultural do Penedo da Saudade, e a colaboração da Universidade de Coimbra, através do Departamento de Arquitetura. A primeira edição ocorreu em junho de 2022 e a segunda em maio de 2024.
Por sua vez, o Clube Residencial Cidade Jardim submeteu a candidatura ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual previsto no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, para a realização do “Há música no jardim”, com o intuito de dar a conhecer e o espaço verde magnífico no coração da cidade, a Quinta de São Jerónimo, para muitos ainda desconhecido, aproveitando o anfiteatro com capacidade para cerca de 550 lugares. Através da arte e da oferta desta atividade de animação cultural, abre-se à cidade este espaço natural, com uma envolvente paisagista merecedora de ser vivida e partilhada por todos.