Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

11 Março 2025

Coimbra apresenta projeto de 5M€ que vai aliar turismo à tecnologia e sustentabilidade

O projeto SHIFT Coimbra, com um financiamento europeu de cinco milhões de euros, pretende aliar o turismo à tecnologia e sustentabilidade, com várias iniciativas no concelho, que vão do uso da inteligência artificial à integração de migrantes. O SHIFT Coimbra foi apresentado hoje, dia 11 de março, no Convento São Francisco, numa cerimónia que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, e de representantes das várias entidades parceiras. Este “é um projeto transformador para a cidade e que vai dar um grande estímulo ao desenvolvimento do turismo”, considerou José Manuel Silva.

 

O projeto SHIFT Coimbra, apresentado hoje, dia 11 de março, no Convento São Francisco, foi resultado de uma candidatura liderada pela CM de Coimbra ao programa European Urban Initiative, suportado pela Comissão Europeia, que atribuiu um financiamento de 4,9 milhões de euros para a sua execução. A apresentação contou, ainda, com a participação de representantes de todas as entidades parceiras, designadamente do presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, do presidente da Turismo de Portugal, Carlos Abade, do vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alfredo Dias, dos vice-presidentes do Instituto Politécnico de Coimbra, Érica Castanheira e Daniel Gomes, do presidente do Instituto Pedro Nunes, João Gabriel Silva, do CEO da Present Technologies, Victor Batista, e do CEO da INOVA+, Miguel Sousa.

 

O presidente da CM de Coimbra considera que o projeto “vai trabalhar o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade, com recurso à inteligência artificial, procurando aumentar a captação de turistas e aumentar a sua permanência em Coimbra”. José Manuel Silva adianta, ainda, que esta é “uma ferramenta que faltava e que vai ser uma fantástica catapulta para o crescimento sustentável do turismo em Coimbra e na região”, acrescentando que estão envolvidos todos “os grandes parceiros da cidade”. “É um projeto extremamente transformador para a cidade e que vai dar um grande estímulo ao desenvolvimento do turismo”, reiterou, salientando o “trabalho colaborativo da Câmara Municipal de Coimbra com todos os parceiros”.

 

O teste de um modelo de certificação para promover a sustentabilidade em destinos turísticos classificados como Património Mundial, um ‘think tank’ sobre o turismo na cidade, um observatório do trabalho para este setor e uma aplicação com recurso a um modelo de linguagem de grande escala que permita desenhar propostas de itinerários à medida de cada turista são algumas das propostas do SHIFT Coimbra, que junta diversos parceiros no terreno.

 

O projeto prevê, ainda, um conjunto de ferramentas e um programa para apoiar o empreendedorismo neste setor, ações de formação para dar competências digitais aos trabalhadores do turismo e a capacitação de migrantes para a integração no mercado de trabalho. O SHIFT Coimbra junta CM de Coimbra, CIM-RC, Turismo de Portugal, Politécnico de Coimbra, Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Present Technologies e INOVA+, com cada parceiro a estar responsável pela execução de ações específicas.

 

A iniciativa prevê também a criação de um Welcome Centre em dois pisos num edifício da CM de Coimbra na Rua Ferreira Borges, com ferramentas interativas e divulgação de produtos de toda a região, num investimento de 500 mil euros. No âmbito municipal, haverá ainda um piloto de papeleiras inteligentes, um projeto de gestão sustentável de resíduos na zona histórica da cidade e a proposta de uma ciclovia no centro da cidade, que vá da zona ribeirinha até à Alta universitária.

 

“Este foi um dos poucos projetos aprovados a nível europeu, o único projeto português aprovado, e que permite utilizar a inteligência artificial para o benefício de um turismo sustentável e que apoia o turista na preparação das suas viagens”, acrescentou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, à margem da sessão de apresentação. Para o autarca, Coimbra tem de ter “a capacidade de aproveitar melhor todo o impacto positivo do turismo a nível económico, cultural, social”. O autarca acredita que há ainda “um grande caminho” para percorrer e que o projeto permite “fazer esse caminho de forma absolutamente inovadora e inédita”. José Manuel Silva sublinhou a possibilidade que o projeto permite de juntar vários parceiros e trabalhar em conjunto numa iniciativa que também se propõe a aumentar a estadia média dos turistas na cidade.

 

O presidente da CM de Coimbra considerou, ainda, que a grande mais-valia do SHIFT Coimbra será “o investimento intangível na formação, nos recursos humanos, na capacitação digital”. Já o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, considerou que o projeto irá ajudar a impulsionar o território “como destino acolhedor, sustentável e inteligente”, e destacou a possibilidade de serem desenhados programas à medida das vontades e interesses de cada visitante.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes

Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa

LUSA / CM de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)