10 Março 2025

Praça Heróis do Ultramar acolhe feira expositiva “RYSE UP!” sobre sustentabilidade no sábado

Praça Heróis do Ultramar acolhe feira expositiva “RYSE UP!” sobre sustentabilidade no sábado

A Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra, vai acolher no próximo sábado, dia 15 de março, entre as 9h00 e as 19h00, a “RYSE UP!”, uma feira expositiva onde sustentabilidade, empreendedorismo e impacto social andam de mãos dadas. Coorganizada pela RYSE e pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a iniciativa promete inspirar, educar e mobilizar a comunidade para um futuro mais consciente e ajudar a desconstruir mitos, mostrando que a sustentabilidade está ao alcance de todos. “RYSE UP!” é uma iniciativa dirigida a estudantes dos ensinos secundário e universitário, associações juvenis e empresas.

A feira expositiva “RYSE UP!” vai decorrer no próximo sábado, em Coimbra, na Praça Heróis do Ultramar, mais concretamente no corredor que separa o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia e o Centro Olímpico de Piscinas Municipais.

 

A iniciativa, que vai decorrer entre as 9h00 e as 19h00, foi precedida de um plano formativo que se iniciou em dezembro do ano passado em todo o país, em formato online e presencial, com uma vasta gama de ofertas de formações, debates e workshops, através do apoio de entidades como Doutor Finanças, DECO Associação, MAGMA, SAS, entre outras, que dinamizaram sessões e abordaram as mais diversas temáticas da sustentabilidade. Ao todo, esta vertente formativa contou com cerca de 200 participantes.

 

Ao longo do evento, realizam-se workshops práticos, debates interativos e mesas redondas com especialistas, com temas que vão desde a área empresarial até ao associativismo juvenil. O principal objetivo é mobilizar toda a comunidade num caminho mais sustentável, em que os participantes saiam do “RYSE UP!” não só inspirados, mas também com ferramentas reais para adotarem mudanças no seu dia a dia.

 

Em relação aos momentos formativos, a feira expositiva pretende oferecer uma experiência interativa e enriquecedora, combinando momentos de exposição, formação e atividades lúdicas. Os visitantes podem circular, livremente, pelo espaço, explorando as bancas expositivas e participando nas atividades ao longo do dia. Apenas os momentos formativos, como debates e workshops, vão ter horários específicos e vão ter lugar na Sala de Imprensa e Sala 2 do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

 

Na parte da manhã, a partir das 11h00, realizam-se workshops, promovidos por entidades externas (e dependendo da disponibilidade das mesmas) sobre “Moda Sustentável” e “Horta em Casa”. O primeiro é um workshop prático de costura manual que ensina os participantes a transformar peças de roupa antigas em novas peças, úteis e reutilizáveis. Para além de fomentar práticas de consumo consciente, esta atividade promove a criatividade e a valorização da reutilização como alternativa ao desperdício. “Horta em Casa” é uma introdução aos conceitos básicos de cultivo doméstico de plantas como ervas aromáticas, pequenos frutos e outros alimentos. O objetivo é demonstrar como este tipo de cultivo pode melhorar a alimentação e contribuir para a redução do impacto ambiental associado à produção industrial de alimentos.

 

Às 12h00, vai realizar-se um debate sobre “Sustentabilidade e os Jovens”, que tem como foco o papel fundamental da juventude na construção de um futuro mais sustentável. O painel conta com a presença de figuras relevantes como Tiago Carrilho (representante do BCSD), um representante da AAC, o Presidente da FNAJ e outros convidados. Procura-se que seja um momento interativo, para permitir aos participantes partilhar ideias e propor soluções concretas para problemas relacionados com a sustentabilidade.

 

À tarde, os debates continuam, a partir das 14h30, sobre “Sustentabilidade Empresarial” e, a partir das 17h30, sobre “Voluntariado e Impacto Social”. No início da tarde, o painel, dinamizado com o apoio da associação GRACE e empresas parceiras, explora exemplos concretos de práticas empresariais sustentáveis e como estas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Serão apresentados casos de sucesso, desafios enfrentados e estratégias inovadoras que podem ser replicadas.

 

A partir das 17h30, o debate vai ter como intervenientes organizações de voluntariado como “Just a Change”, “Refood” e outras, que vão apresentar o seu trabalho ao longo do dia, culminando numa mesa-redonda onde vai ser discutido o impacto social do voluntariado e o papel destas iniciativas no fortalecimento de comunidades mais conscientes, solidárias e sustentáveis. O debate inclui testemunhos de voluntários e sugestões práticas para quem deseja envolver-se neste tipo de iniciativas.

 

Na parte da tarde, vão também ter lugar, a partir das 16h30, workshops sobre “Marmitas Saudáveis”, destinado a demonstrar como é possível preparar refeições saudáveis, práticas e acessíveis, contribuindo para uma alimentação equilibrada e sustentável. Aí os participantes podem aprender técnicas simples de planeamento e confeção de marmitas e terão acesso a receitas adaptáveis às diferentes necessidades alimentares, e “Yoga”, focando a conexão entre saúde física, mental e sustentabilidade, esta sessão de yoga será uma oportunidade para os participantes explorarem os benefícios desta prática para o bem-estar integral. Podem ocorrer ambas as sessões ou apenas uma, tendo em conta a disponibilidade de entidades externas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×