O júri do procedimento concursal considerou que Susana Marcelino, funcionária da CM de Coimbra, foi a que “demonstrou ser detentora do perfil mais adequado ao exercício do cargo, quer pelo percurso académico e profissional demonstrado, quer pela posse das competências essenciais para o desempenho da função”. Desde 4 de janeiro de 2021, exerce funções como técnica superior de Saúde na autarquia conimbricense.
De dezembro de 2014 a janeiro de 2021, exerceu funções como técnica superior na empresa municipal Águas de Coimbra, na área de apoio social, no Serviço de Desenvolvimento Humano e Apoio Social. De 2004 a 2014, exerceu funções nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, inicialmente na área de Relações Públicas e, desde 2007, na Divisão de Recursos Humanos, como técnica superior.
Nascida a 30 de julho de 1979, é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga (2003) e possuiu uma pós-graduação em Risco e Bem-Estar nas Organizações, pelo Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (2022).
Tem, ainda, formação profissional diversificada na área do serviço social – ramo da saúde -, segurança no trabalho, riscos psicossociais, contratação pública, avaliação de desempenho, estatuto disciplinar, regime de vinculação de carreiras e remunerações dos trabalhadores em funções públicas, sistema de gestão documental e qualidade, relacionamento interpessoal, comportamento organizacional, gestão de recursos humanos e dinâmicas de grupo.