8 Abril 2025

CM de Coimbra apoia mais 3 eventos juvenis no valor de 2.000€

CM de Coimbra apoia mais 3 eventos juvenis no valor de 2.000€

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo de 7 de abril, três propostas de apoio de eventos juvenis, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, no valor global de 2.000 euros. O “X Lágrimas de Amores – Festival de Tunas Masculinas”, do Coral Quecofónico do Cifrão – Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra vai receber 1.000 euros; a atividade “Acampamento de Secção da Páscoa”, organizada pelo Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Coimbra (Agrupamento 358 – Sé Nova), vai receber 500 euros; e o “(Re)Cordas – Festival de Tunas Mistas da Desconcertuna”, da Imperial Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da UC, vai receber também 500 euros.

O Festival de Tunas Masculinas do Coral Quecofónico do Cifrão, “X Lágrimas de Amores”, vai decorrer de 24 a 26 de abril, nos espaços do Teatro Académico Gil Vicente e noutras zonas históricas, e vai contar com o apoio da autarquia no valor de 1.000 euros. No diia 24, são esperadas as Tunas a Concurso que participarão no “Warm-Up”. No dia seguinte, realiza-se a Noite de Serenatas, com grupos convidados e tunas a concurso, assumindo o “Pasacalles” (uma forma musical, de ritmo vivo e de origem popular).

 

No último dia, decorrerá o evento principal,” X Lágrimas de Amores”, que procura reavivar a tradição coimbrã da música tradicional da cidade. Os convidados são oriundos de vários pontos do país, do Minho ao Algarve. Todo o evento estará incluso numa redoma de sustentabilidade e uma parte da receita reverterá para a Cáritas Diocesana de Coimbra.

 

Por sua vez, o (Re)Cordas, da Imperial Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, vai decorrer nos dias 11 e 12 de abril, e vai ser apoiado pela autarquia no valor de 500 euros. É um festival de tunas mistas que tem como principal objetivo a interação entre as tunas e a troca de cultura estudantil e musical, e que ao longo das suas edições tem vindo a enaltecer a cultura coimbrã e a resgatar a grande tradição musical e o espírito tunante tão presentes e característicos da nossa cidade. Em todas as suas edições são convidadas diferentes tunas das mais diversas zonas do país, constituindo uma oportunidade para dar a conhecer Coimbra. Tradicionalmente, o (Re)Cordas é um evento de cariz solidário e ecológico. Em todas as suas edições, apoiam uma instituição de Coimbra, oferecendo-lhe donativos conseguidos, antes e durante o evento. Este ano, a “Ninho dos Pequeninos” será a instituição beneficiária. A Desconcertuna irá premiar a tuna que, durante todo o festival, apresentou um cariz mais ecológico.

 

Já o “Acampamento de Secção da Pascoa”, organizado pelo Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Coimbra (Agrupamento 358 – Sé Nova), vai ter lugar de 11 e 13 de abril, no Seminário Maior em Coimbra, no âmbito do Acampamento de Secção, e vai ter a participação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O apoio da autarquia, no valor de 500 euros, vai ser canalizado para as atividades da seção, para financiar a participação direta das crianças e jovens do agrupamento.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×