Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

30 Abril 2025

Festival da Francesinha começa amanhã no Parque Manuel Braga

O Festival da Francesinha de Coimbra, coorganizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pela União de Freguesias de Coimbra (UFC), com o apoio da empresa municipal Águas de Coimbra, começa amanhã, dia 1 de maio, e prolonga-se até ao dia 11 de maio, no Parque Manuel Braga. É a 4ª edição do evento e foi apresentada hoje, dia 30 de abril, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, o presidente da UFC, João Francisco Campos, e o promotor do evento, Francisco Freixinho, bem como por dois representantes da restauração.

São quatro os restaurantes que vão participar nesta 4ª edição do Festival da Francesinha de Coimbra, a Cufra de Coimbra e três do Porto, Alicantina, Alfândega do Douro e Santa Francesinha. À semelhança das anteriores edições, são esperados milhares de visitantes no certame, sendo que no ano passado foram vendidas 12 mil francesinhas, informou João Francisco Campos. Como sempre, vai haver francesinhas para todos os gostos, à moda antiga, tradicional, a forno a lenha e vegan. “É já um caso de estudo. Coimbra é o local do país onde mais se consomem francesinhas vegan”, revelou, por sua vez, Francisco Freixinho.  

 

Os preços variam entre os 10 e os 13 euros, sendo que há, ainda, a possibilidade de se adquirirem “vouchers” com tudo incluído, prato e bebida. Os mais pequenos têm acesso a insufláveis gratuitos, pois trata-se de uma festa de família. As portas abrem das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30.

 

“Estes festivais gastronómicos têm-se vindo a afirmar como um dos momentos mais dinâmicos e saborosos de Coimbra. Ainda agora acabámos o Festival das Sopas, que foi um êxito extraordinário. As pessoas apreciam, gostam e têm a ocasião, no caso do Festival da Francesinha, de provar várias tipos de francesinhas. Procuramos criar esta dinâmica de momentos de eventos e de lazer”, disse José Manuel Silva, na apresentação do festival.

 

João Francisco Campos, por sua vez, convidou todos a visitarem Coimbra. O autarca sublinhou a importância de eventos como este para a dinâmica da cidade, até porque, segundo o autarca, cerca de “50% das pessoas que vão ao festival não são de Coimbra”. O tempo não vai, certamente, impedir os apreciadores de provarem este prato que teve a sua origem no Porto, mas que já conquistou a mesa de Coimbra, como provam os números apresentados pelo festival.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)