A iniciativa “Património: Conhecer para Proteger” envolveu 244 alunos e 33 professores dos agrupamentos da Lousã, Soure, Condeixa-a-Nova, Penela, Miranda do Corvo e do AECO, com o objetivo de promover a valorização do património cultural e o sentido de pertença ao território.
Um grupo de alunos do AECO, previamente capacitados para o papel de guias e com o recurso à webapp Roteiros Temáticos, conduziram os colegas numa visita por locais emblemáticos da cidade. O percurso incluiu pontos de interesse em ambas as margens do rio Mondego, como o Largo da Portagem, Arco de Almedina, Monumentos ao Fado de Coimbra, Edifício Chiado, Igreja Santa Cruz, Paços do Concelho, Pátio da Inquisição, Jardim da Manga, Mercado Municipal D. Pedro V e Estátua de Camões, na margem direita, e o Convento de Santa Clara-a-Velha, Parque Verde e Quinta das Lágrimas, na margem esquerda.
Foi um dia repleto de atividade e dinâmica colaborativa entre pares, da qual resultou a realização e exposição de trabalhos realizados pelos alunos, expostos no átrio dos Paços do Concelho de Coimbra. O dia começou às 9h30, com a chegada das escolas à margem esquerda do Parque Verde, junto ao skate park, a que se seguiram atividades em formato de três ateliês rotativos – jogos de cooperação na margem direita do Parque Verde, roteiro histórico pela Baixa de Coimbra e roteiro pela Quinta das Lágrimas. O almoço, em forma de piquenique, foi oferecido pela CM de Coimbra e teve lugar na margem esquerda do Parque Verde. À tarde, houve um momento cultural e a sessão de encerramento no Pavilhão Centro de Portugal, que contou com a presença da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz. O dia terminou com um flashmob para alunos e professores.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila