Financiado pelo projeto GOLL – Green Olympic Living Lab: Sport & Environment Change, o evento vai reunir especialistas e representantes de instituições académicas e de investigação para refletir sobre soluções sustentáveis e modelos energéticos inovadores.
A abertura de portas está marcada para as 9h30, seguindo-se, às 9h45, a sessão de boas-vindas pelos diretores do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins, e do Departamento de Espaço Público da CM de Coimbra, Miguel Santos Costa.
O primeiro painel, com início às 10h00, é dedicado aos gases renováveis como fonte de energia, e inclui uma sessão em formato “smartalk”. Entre as 11h15 e as 11h45 haverá uma pausa para coffee break, acompanhada de uma exposição de posters.
O segundo painel, sob o tema Projetos Inovadores, começa às 11h45 com uma apresentação da Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil, a cargo do professor Carlos Rebelo. Às 12h15, será apresentado o Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), pelo professor Eduardo Natividade. A sessão de encerramento da manhã terá lugar às 12h45, com uma intervenção do vereador do Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes.
Após uma pausa para almoço às 13h00, os trabalhos retomam às 14h30 com uma sessão organizada pela Iniciativa EfS – Energia para a Sustentabilidade, que vai contar com intervenções do professor Manuel Gameiro, diretor da EfS, um representante da Universidade de Coimbra, e de docentes que vão apresentar projetos desenvolvidos nos centros de investigação, designadamente: Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica (ADAI), Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (ITeCons), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC) e Instituto de Sistemas e Robótica (ISR). Às 16h00 há um segundo coffee break com exposição de posters, seguindo-se, às 16h30, a apresentação de projetos do ISEC.
A sessão de encerramento da tarde decorre às 17h15, com a intervenção da vereadora do Espaço Público, Ana Bastos, e a sessão de encerramento final do evento está marcada para as 17h30, com a participação do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.
A entrada é livre, mas é necessária inscrição prévia.
Recorde-se que já no ano passado a autarquia celebrou esta efeméride. A intervenção da CM de Coimbra na área da energia tem sido diversificada, traduzindo-se na concretização de projetos quer no domínio da produção, quer da eficiência energética. Ao nível do planeamento, destaca-se a criação de um Plano de Eficiência Energética que, entre outros aspetos, permitiu reunir e identificar um conjunto de medidas e ações que possibilitaram reduzir custos e reduzir a pegada carbónica da própria autarquia. A Câmara está, ainda, a promover a criação de uma Comunidade de Energia Renovável em Bairros Sociais, que permite reduzir a tarifa aos seus moradores, assim como à população que habite na zona de influência dessas centrais solares.
A autarquia reativou, ainda, diversas redes nacionais, nomeadamente a interação com a ADENE, tendo-se disponibilizado para acolher um “Espaço Cidadão Energia” e, desta forma, contribuir para a concretização da Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética 2023-2050. Estão, também, a ser dinamizadas redes internacionais que decorrem do envolvimento nos projetos “LIFE-REVERTER-Deep REnovation roadmaps to decrease households VulnERability To Energy poveRty” e “OwnYourSECAP: Bringing local and regional municipalities towards owning their SECAPs”. Neste âmbito, realizou-se recentemente a entrega dos certificados aos Embaixadores da Energia.
Acrescem, ainda, outros projetos que atualmente estão em curso e que incidem nas áreas da habitação social, educação, saúde, infraestruturas desportivas, entre outros.
Aceda aqui ao link para efetuar a inscrição prévia.