A sessão de abertura, prevista para as 15h15, conta com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz. Segue-se a palestra “Faz on à brincadeira”, com Frederico Lopes, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Sofia Neiva, pedopsiquiatra na ULS Coimbra, e moderação de Cláudia Morgado, da Associação Calioásis. A participação é gratuita, mas carece de inscrição através do link https://forms.gle/xRhbdjj9xvrzcgXcA.
A partir das 16h30, decorrem um conjunto de atividades dedicadas às famílias. Entre as quais a leitura do conto “A tartaruga que perdeu a carapaça”, pela educadora Maria José Conde, com apoio de Inês Bastos, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, e “Vitamina Natureza”, dinamizada pelo animador socioeducativo João Morgado.
Do programa constam, também, momentos de musicoterapia, jogos, através da Associação Inclusão Contacto, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e uma tômbola de perguntas/comentários anónimos discutidos com as famílias, com a colaboração de Frederico Lopes e Sofia Neiva.
Vai ser, ainda, desenvolvida uma atividade chamada “Empatia faz bem à alma”, onde as famílias vão elaborar postais que, depois, vão ser entregues a famílias acompanhadas pela Associação ACREDITAR. Vai ser também construído um mural livre com as reflexões que vão surgir neste dia. Antes do encerramento, vai falar-se sobre o uso profícuo das tecnologias, num momento dinamizado pelo TUMO, que ainda carece de confirmação.
O objetivo deste dia é desafiar as famílias a comunicarem, a brincarem juntas, a quebrarem barreiras, a partilharem ideias e a refletirem sobre a temática da saúde mental na infância e na adolescência.