A obra foi lançada em setembro do ano passado, com o objetivo de melhorar as condições de circulação pedonal e restringir o acesso automóvel, limitando-o a cargas e descargas pontuais. O pavimento em calçada de seixo rolado foi restaurado, foram colocadas lajetas de pedra aparelhada para facilitar a mobilidade, e reorganizados os acessos de forma a evitar o estacionamento abusivo, que anteriormente degradava o espaço e punha em causa a segurança dos transeuntes.
O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, evidenciou que a obra “devolveu a dignidade ao largo”. A retirada dos automóveis vai permitir que o largo seja fruído para outras atividades, destacou o autarca, exortando todos a uma visita. O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais destacou igualmente a proibição do estacionamento dos automóveis, “devolvendo o largo às pessoas”. “Como é visível a obra é profunda”, concluiu Francisco Rodeio.
Entre as intervenções realizadas, destaque para a melhoria da acessibilidade na escadaria da Rua da Barbeira, com alteração da geometria dos degraus e instalação de corrimão central; a instalação de um novo ponto de luz e a substituição das luminárias existentes por modelos LED; o alargamento das caldeiras das árvores; a colocação de um banco e de uma mesa de jogos, convidando à permanência no largo; a instalação de um corrimão na rampa entre o mosteiro e o estacionamento inferior.
A requalificação insere-se num plano mais amplo de valorização do espaço urbano da zona envolvente, dando continuidade à intervenção realizada na Rua do Manso Preto, concluída em 2023, que já havia melhorado a ligação entre o largo e o parque de estacionamento junto à antiga entrada do Hospital Pediátrico.
Com esta obra, o Largo do Mosteiro de Celas transforma-se num espaço de encontro e convívio, com melhores condições de segurança, conforto e usufruto, preservando a identidade histórica da zona classificada onde se insere.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa