A metodologia EKUI é um modelo multissensorial de Desenho Universal para a Aprendizagem, alinhado com as políticas educativas internacionais e enquadrado na legislação nacional. É a única metodologia no mundo que combina quatro formas de comunicação: gráfica (as letras), código Braille, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e alfabeto fonético (sons e formas de articulação). Através do uso simultâneo de pistas visuais, auditivas e cinestésicas, a EKUI estimula várias áreas do cérebro, promovendo uma aprendizagem mais rápida — até 50% mais eficaz — e motivadora. Paralelamente, as crianças aprendem a comunicar numa nova língua (a Língua Gestual) e num código(o Braille).
No concelho de Coimbra, o projeto está a ser implementado ao longo dos anos letivos 2024/2025 e 2025/2026, no pré-escolar e no 1º ciclo do EB. Este primeiro ano, centrado no ensino pré-escolar, envolve dois agrupamentos de escolas, 10 turmas, 10 educadoras de infância e cerca de 200 crianças. No próximo ano letivo, prevê-se o alargamento ao 1º ciclo, abrangendo mais turmas e alunos. O projeto inclui formação especializada para técnicos e docentes, acompanhada por um processo contínuo de ensino-aprendizagem nas salas de aula, além de ações complementares para assegurar a eficácia da metodologia.
A avaliação de impacto, eficiência e eficácia do projeto é assegurada por uma entidade externa e independente — a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra — garantindo o rigor científico do processo.
Entre as atividades previstas, destaca-se a “Hora do Conto”, uma iniciativa que decorre em várias escolas e que se realizou ontem, dia 19 de maio, no Jardim de Infância de Souselas, na presença da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz. Este momento assinalou a entrega dos materiais aos alunos e celebra o sucesso do projeto no terreno. A iniciativa pretende ser um espaço de partilha, imaginação e reflexão, onde crianças e adultos encontram ferramentas para enfrentar medos, valorizar emoções e, como refere a filosofia EKUI, “transformar o mundo, uma criança de cada vez”.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila