Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

16 Maio 2025

Museu Municipal celebra Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus com entradas gratuitas

O Museu Municipal de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, no domingo, proporcionando a entrada gratuita em todos os núcleos museológicos e no Centro de Arte Contemporânea (CACC). Amanhã, 17 de maio, os museus vão estar abertos até às 24h00, também com entrada gratuita, de forma a assinalar a Noite Europeia dos Museus.

Este ano, com o mote “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), promotor do evento a nível mundial, o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus vão voltar a proporcionar entradas gratuitas no Museu Municipal de Coimbra nos próximos dias 17 e 18 de maio.

 

Os visitantes podem, desta forma, ver a coleção permanente Telo de Morais, no Edifício Chiado, e na Torre de Almedina, Torre de Anto e Edifício da Inquisição, que completam os núcleos do Museu Municipal de Coimbra, as respetivas exposições permanentes sobre a muralha de Coimbra, o fado e a história dos judeus na cidade. Pode ficar a conhecer mais através da plataforma online do Museu Municipal.

 

No Centro de Arte Contemporânea de Coimbra e na Sala da Cidade, é a última oportunidade para ver a exposição “Um Silabário por Reconstruir”, que termina dia 18.  Trata-se de um projeto nacional, liderado pelo Município de Coimbra (estende-se, também, aos Municípios de Óbidos e Elvas e a Culturgest), desenvolvido no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e financiado pela Direção-Geral das Artes. Tem curadoria de José Maçãs de Carvalho e Joana Oliveira Borges. Em Coimbra, “Um Silabário por Reconstruir” inclui obras de Álvaro Lapa, Ana Jotta, Ana Rito, Andreia Santana, Catarina Dias, Dalila Gonçalves, Gonçalo Barreiros, Jorge Martins, Jorge Molder, João Louro, Julião Sarmento, Miguel Branco, Pedro Casqueiro, Rosa Carvalho e Rui Sanches no CACC e Rui Chafes e Vera Mota na Sala da Cidade.

 

No Edifício Chiado, está patente até 13 de julho a exposição temporária “O Vaguear do Olhar”, com curadoria de Ana Antunes, com obras da Coleção AA (Ana e António), Coleção Telo de Morais, Coleção de Arte Contemporânea do Município de Coimbra e Coleção de Arte Contemporânea do Estado, em depósito no CACC. A mostra destaca o trabalho de artistas femininas e apresenta um diálogo entre diferentes linguagens artísticas, como pintura, desenho, escultura, vídeo, instalação e fotografia. Em exibição, estão obras de Ana Vidigal, Ana Vieira, Aurélia de Sousa, Antony Gormley, Candida Höfer, Carla Filipe, Cecília Costa, Fernanda Fragateiro, Helena Almeida, Julião Sarmento, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego, entre outros.

 

Já na Galeria Almedina os visitantes podem ver “ADversidades”, mostra que reúne trabalhos dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra. “ADversidades” está patente até 8 de junho e evidencia a criatividade, a experimentação e a expressividade artística desenvolvidas ao longo do curso. As obras apresentadas exploram diversas técnicas e suportes, e refletem a pesquisa individual de cada um em torno do conceito, da cor, forma, textura e composição. Cada peça representa não apenas um exercício técnico, mas também uma visão única dos futuros artistas em formação, traduzindo as suas inquietações, inspirações e processos criativos. Em “ADversidades”, o público é convidado a mergulhar nesse universo de cores e formas, testemunhando o talento emergente e a evolução artística dos alunos.

 

Recordamos, ainda, que a exposição “Portugal Cerâmico”, patente no edifício municipal da Rua Ferreira Borges, 12, termina a 25 de maio. Organizada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, destaca a tradição e inovação da cerâmica em Portugal, apresentando peças representativas de diferentes regiões, incluindo barros utilitários, porcelanas e azulejos. A exposição visa valorizar o património cerâmico nacional e a sua relevância cultural, histórica e económica, reafirmando Portugal no cenário europeu e mundial da cerâmica.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)