A cerimónia oficial de ligação das luzes que iluminam centenas de cartolas universitárias na Rua Adelino Veiga decorreu ontem, 21 de maio. A iniciativa contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, da vereadora responsável pela Reabilitação Urbana, Ana Bastos, do vereador do Comércio e Indústria, Miguel Fonseca, bem como dos serviços municipais envolvidos e da empresa responsável pelo projeto.
O projeto foi consignado a 28 de janeiro à firma “Bento e Bento, Lda”. Inicialmente, estavam previstas 480 cartolas pequenas e 60 grandes. Após testes com réplicas, a equipa optou por reduzir o número total para 442 cartolas — 362 pequenas e 80 grandes — aumentando, porém, o volume das pequenas e distribuindo-as de forma mais homogénea.
Esta otimização permitiu melhorar a estética da instalação e aumentar a área coberta pelas cartolas de 77,08 m² (12,34% da área da rua) para 153,23 m² (24,45%), numa rua com um total de 624,54 m². Além disso, o consumo energético foi reduzido em cerca de 500W, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Este projeto tem origem numa proposta apresentada pelo próprio presidente da Câmara no primeiro orçamento participativo municipal, em 2018. José Manuel Silva considera que, ao decorar-se desta forma a Rua Adelino Veiga, “estamos a torná-la mais atrativa, mais iluminada e com isso trazer mais pessoas, turistas a ver a rua, a fotografá-la e a divulgá-la e a levar a imagem da Baixa de Coimbra mais longe”.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa