Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

2 Maio 2025

“Um Silabário por Reconstruir” com visitas acompanhadas, instalações e performances no CACC e na Sala da Cidade

“Um Silabário por Reconstruir” com visitas acompanhadas, instalações e performances no CACC e na Sala da Cidade

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) participa, no próximo dia 17 de maio, na Noite Europeia dos Museus e, no dia 18, no Dia Internacional dos Museus, este ano com o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”. Nestes dias, o horário de funcionamento é estendido até às 24h00 e as entradas são gratuitas. São, ainda, os últimos dias da exposição “Um Silabário por Reconstruir”, projeto promovido no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), com financiamento da DGARTES, que é de acesso gratuito e vai estar patente até ao dia 18. Como tal, há um programa especial, com visitas guiadas, instalações e performances em torno da exposição no dia 17 no CACC e na Sala da Cidade.

No dia 17, às 14h30, há uma visita acompanhada, pelo curador José Maçãs de Carvalho, à exposição “Um Silabário por Reconstruir”, com a presença dos artistas Dalila Gonçalves e Miguel Branco. A visita continua na Sala da Cidade e termina com a apresentação artística do autor Babu. Aí, às 19h00, os visitantes podem ver a instalação vídeo-performativa “Assim, na areia”, de Íris Faria Vega e Isabella Giambitto. De seguida, repete-se a visita acompanhada à mostra, da Sala da Cidade e do CACC, pelo curador José Maçãs de Carvalho, mas agora com Osvaldo Silvestre, professor associado da Faculdade de Letras. Às 22h30, na Sala da Cidade, os visitantes podem assistir à instalação/performance audiovisual com Rita Sousa Rêgo e Tiago Cravidão, criada a partir da exposição “Um Silabário por Reconstruir”. Estas iniciativas não requerem inscrição e os grupos podem ter entre cinco e 25 pessoas.

 

Importa recordar que a exposição “Um Silabário por Reconstruir” termina a 18 de maio. Trata-se de um projeto expositivo, que integra a criação de quatro exposições com obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado em depósito no CACC, as novas aquisições (2019-2022) da Coleção de Arte Contemporânea do Estado e obras da Coleção Caixa Geral de Depósitos e da Coleção António Cachola. As quatro exposições mostram ao público cerca de 120 obras de 80 artistas nacionais e estrangeiros. Este projeto integra, também, uma publicação alargada com apresentação das obras e textos de reflexão em torno do processo criativo e dos autores. Depois de Coimbra, segue para Elvas (no MACE, de 19 de julho a 19 de outubro), Óbidos (Galeria NovaOgiva, de 13 de dezembro a 15 de fevereiro de 2026) e Porto (na Culturgest, de 7 de março a 10 de maio de 2026).

 

De 22 de maio a 4 de junho, decorre o programa “De Portas Amplamente Fechadas”, que inclui um conjunto de iniciativas reveladoras dos bastidores deste espaço expositivo, destinadas a diferentes públicos, do pré-escolar ao ensino secundário, ATL’s, bem como ao público geral, em grupos de seis a 30 pessoas. As atividades têm lugar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00 (com duração entre 45 e 120 minutos).

 

Durante o mês de maio, estão ainda disponíveis kits didáticos, sendo que, por cada exposição, são criados seis kits diferentes, um de expressão escrita, outro 3D e vários desafios de atividades de expressão plástica. Neste momento, já são mais de 50 os kits do CACC. Estas atividades são para todos os públicos, em grupos de seis a 20 elementos. Têm lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (com duração entre 45 e 90 minutos). As inscrições podem ser feitas pelo telefone 239 828 052 ou através do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. De referir, ainda, que os kits podem ser solicitados através de e-mail, para elaboração em contexto escolar, familiar ou ATL.

 

O CACC oferece, este mês, a oficina “O Guardador de Valor”, para todos os públicos, e a proposta passa por desenhar o património arquitetónico onde os núcleos do Museu Municipal e o CACC estão inseridos, em duas vertentes: a exploração dos pormenores da arquitetura ou as formas geométricas dos edifícios. O material é da responsabilidade dos participantes, formados em grupos de seis a 20 elementos. “O Guardador de Valor” vai ter lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (com duração entre 45 e 90 minutos).

 

As inscrições para estas atividades deven ser feitas através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. O CACC não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade.

 

 

 

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)