A exposição “Portugal Cerâmico” foi inaugurada no dia 3 de junho no edifício Spinnelli do Parlamento Europeu, em Bruxelas, numa iniciativa conjunta da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC), que o Município de Coimbra integra, e do eurodeputado Hélder Sousa Silva, com o apoio da Embaixada de Portugal na Bélgica.
O concelho de Coimbra está representado pelo “Prato de Louça Ratinha”, da autoria de Carlos Tomás. Trata-se de uma peça em faiança com um estilo decorativo que homenageia a cerâmica popular portuguesa do século XIX, com motivos marinhos e traços soltos, característicos da tradicional louça de Coimbra, pintada à mão por aquele artesão em loja situada no Largo da Sé Velha.
A exposição está aberta ao público até ao dia 6 de junho, apresentando 23 peças representativas de diferentes regiões do país, num percurso que evidencia a riqueza estética, cultural e técnica da cerâmica nacional. Assume-se como uma jornada de promoção da cerâmica portuguesa junto das instituições comunitárias, colocando esta atividade no centro da agenda europeia para a cultura, criatividade e a inovação.
Esta exposição constitui igualmente um momento de afirmação europeia de um setor estratégico, que conjuga arte, tradição e inovação, sendo responsável por cerca de 20 mil postos de trabalho em Portugal e contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico sustentável dos territórios. Nas palavras do Vereador Miguel Fonseca “a presença de Coimbra nesta exposição é motivo de grande orgulho. Através da cerâmica, afirmamos a nossa identidade cultural, homenageamos os nossos mestres artesãos e projetamos, a partir da tradição, um caminho de inovação e sustentabilidade que queremos partilhar com a Europa”.
A iniciativa “Portugal Cerâmico” integra o plano estratégico da APTCVC para a internacionalização do setor e reforça o papel das autarquias na preservação e reinvenção de um património identitário único, alicerçado no saber-fazer dos seus mestres ceramistas e na vitalidade das comunidades locais.