Em junho, a companhia Hotel Europa está em residência artística no distrito de Coimbra, onde vai realizar entrevistas com pessoas afetadas pelos incêndios, bombeiros, técnicos de proteção civil e especialistas em gestão florestal. Estes testemunhos reais serão integrados na narrativa performativa e documental do espetáculo.
Como parte desta residência, decorrem duas oficinas dirigidas por André Amálio, diretor artístico da companhia. A primeira realiza-se hoje, 3 de junho, com alunos da Escola Secundária Avelar Brotero. A segunda acontece a 7 de junho, entre as 10h30 e as 12h30, no Convento São Francisco, e está aberta à comunidade, com entrada gratuita, mas inscrição prévia obrigatória.
Esta oficina comunitária tem um limite de 12 participantes e as inscrições devem ser feitas na bilheteira do Convento (aberta diariamente das 15h00 às 20h00), pelo email bilheteira@coimbraconvento.pt ou pelo telefone 239 857 191.
Nas oficinas, a companhia vai utilizar os seus métodos de trabalho e de criação de teatro documental para refletir sobre esta temática. Um ateliê que mistura teatro, o movimento e histórias das entrevistas que têm estado a recolher.
Ainda durante a residência, está agendada uma conversa pública sobre a floresta e a gestão dos incêndios, com Miguel Almeida, investigador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, e Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego e membro da Zona de Intervenção Florestal de Coimbra Este, entre outros convidados.
“Terra de Fogo” explora, entre outros temas, os grandes incêndios de 2017 que devastaram a região Centro, causando mais de 100 mortes e queimando 500 mil hectares. O projeto levanta questões sobre a gestão florestal, os impactos sociais e ambientais dos fogos e compara realidades entre diferentes países do sul da Europa: “Ardem as florestas do Sul da Europa todas da mesma forma?”, questiona a companhia.
Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal. O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.