Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

11 Junho 2025

Obra de José Maçãs de Carvalho exposta no “Outdoor ’25” na fachada do Convento São Francisco

Obra de José Maçãs de Carvalho exposta no “Outdoor ’25” na fachada do Convento São Francisco

Coimbra acolhe, em junho, a terceira obra do projeto “Outdoor ’25”, uma iniciativa da associação P28 que transforma painéis publicitários em suportes de arte contemporânea. Depois de Pedro Valdez Cardoso e de Luísa Cunha, é a vez de José Maçãs de Carvalho, curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, expor a sua obra na fachada lateral norte do Convento São Francisco, na Avenida da Guarda Inglesa, em Coimbra. Amanhã, dia 12 de junho, às 19h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do artista José Maçãs de Carvalho e dos artistas que integram a edição deste ano do projeto, o “Outdoor ’25” vai ser apresentado. A apresentação da obra e do projeto vai ser seguida de uma conversa com os convidados, no Café-Concerto.

O projeto “Outdoor ’25”, que até outubro vai circular por sete cidades portuguesas, inclui obras de sete artistas visuais, com uma nova proposta a ser revelada mensalmente. Além de Coimbra, o “Outdoor ’25” decorre em Évora, Faro, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. Participam neste projeto Cláudia R. Sampaio, Edson Chagas (“Oikonomos”), Isabel Baraona, Isabel Simões (“Regresso a Gaza”), José Maçãs de Carvalho, Luísa Cunha (“Bambu”) e Pedro Valdez Cardoso.

 

Criado em 2012, “Outdoor” é um projeto de arte pública que visa democratizar o acesso à criação contemporânea através da apropriação de espaços tradicionalmente publicitários. Este ano, a P28 alargou a rede de painéis de cinco para sete, incluindo agora capitais de distrito do interior do país.

 

A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes. É uma Associação Cultural sem fins lucrativos que tem como missão a difusão de práticas artísticas contemporâneas e, por inerência ou responsabilidade social e cultural, a arte na experiência de doença mental.

 

Nascido em 1960, José Maçãs de Carvalho explora nas suas obras temas como a memória, o tempo e a construção da imagem, em diálogo com a literatura e a própria história das artes plásticas. Na peça agora exposta em Coimbra tem lugar – como em muitas obras suas – uma tensão entre a presença da palavra – manuscrita por si próprio – e a imagem. “Esta peça pode ser encarada como um trabalho de memória para combater o esquecimento, porque ele é a doença da memória”, adianta José Maçãs de Carvalho.

 

Mais informações sobre o projeto aqui.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)