Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

28 Julho 2025

Agenda Verão a Dois Tempos da semana de 28 de julho a 3 de agosto

Agenda Verão a Dois Tempos da semana de 28 de julho a 3 de agosto

Café-Longo: Caustic, Babe! + anemona
29 de julho | 19h00
Praça do Comércio
Entrada livre

 

O ciclo “Café-Longo” apresenta na próxima terça-feira, 29 de julho, às 19h00, um concerto duplo com duas bandas que marcam o novo rock alternativo português: Caustic, Babe! e anemona, a decorrer na Praça do Comércio. Esta iniciativa integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra, com foco na Baixa, e é coorganizada pela Blue House. A entrada é livre.

 

Caustic, Babe! trazem um som cru e urgente, marcado por influências punk e pós-punk, com raízes no legado conimbricense. A sua música dá corpo às inquietações de uma juventude precária e ao mesmo tempo resistente, traduzida em energia catártica e feroz.

anemona, banda de Lisboa e Ansião, navega entre o shoegaze, o rock experimental e o post-punk. Apresentam coral, o seu primeiro EP, como um espelho sensível das transformações emocionais e sociais de uma geração em metamorfose.

 

 

Que alien é esse?, de Mariana Camacho com BAIXaVOZ – Coro da Baixa de Coimbra
30 de julho | 18h30
Largo do Romal
Entrada livre

Na próxima quarta-feira, dia 30 de julho, às 18h30, o Largo do Romal, em Coimbra, recebe o concerto-performance “Que alien é esse?”, criado por Mariana Camacho em colaboração com o Coro BAIXaVOZ. Esta iniciativa integra o N.I.B. – Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.

Mariana Camacho, artista vocal e compositora madeirense, apresenta uma criação que parte da recolha de palavras, sons e memórias para construir um universo sonoro de forte carga poética e política. Entre temas originais e o cancioneiro tradicional madeirense, constroi paisagens sonoras com recurso a loops vocais, sintetizadores e uma expressiva carga coral, enriquecida nesta apresentação pela colaboração com o Coro da Baixa de Coimbra (BAIXaVOZ).

Este concerto é o resultado de uma residência artística, marcada pela escuta, experimentação e composição coletiva.

 

 

A Dois Tempos: Carlos Raposo
1 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco Central
Entrada livre

 

O músico e compositor Carlos Raposo apresenta-se na sexta-feira, dia 1 de agosto, às 19h00, no Palco Central da Praça do Comércio, em Coimbra. O concerto integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos”, promovido pelo Município de Coimbra e centrado na dinamização da Baixa da cidade.

Depois de ter percorrido o país com o EP Trip to Innerlight, Carlos Raposo inicia 2025 com a apresentação do seu mais recente trabalho, “O Reino da Ilusão”, um novo universo musical onde se cruzam raízes da tradição portuguesa e eletrónica contemporânea.

 

No palco, sons da viola campaniça, bombos e caixas tradicionais misturam-se com paisagens sonoras eletrónicas que evocam beleza, melancolia e contemplação. “O Reino da Ilusão” é uma viagem musical que propõe atravessar lugares interiores e coletivos, numa linguagem onde a herança se encontra com a experimentação.

 

 

A Dois Tempos: Ponto de Partida | TRIO CBF
1 e 2 de agosto | 22h00
Escadas do Quebra-Costas
Entrada livre

 

Nos dias 1 e 2 de agosto (sexta-feira e sábado), às 22h00, as Escadas do Quebra-Costas recebem “Ponto de Partida”, o concerto de estreia ao vivo do Trio CBF. O espetáculo integra a programação do “Verão a Dois Tempos”, iniciativa do Município de Coimbra dedicada à dinamização cultural do centro histórico, e conta com a parceria da Associação Festival das Artes QuebraJazz.

Formado no contexto do projeto JazzitUp, o Trio CBF nasce de uma abordagem colaborativa e exploratória do jazz. A improvisação é o ponto de partida (e de chegada) para esta formação, que privilegia o diálogo musical espontâneo e a reinvenção constante. Cada performance é única, marcada por uma energia imprevisível e pela liberdade criativa entre os músicos.

O repertório cruza temas consagrados e composições autorais, conduzindo o público por uma viagem sonora onde a tradição jazzística se funde com linguagens contemporâneas. O resultado é um concerto envolvente, onde cada nota ganha vida própria, num espaço de experimentação, escuta mútua e emoção partilhada.

 

 

Concerto de encerramento no âmbito da 2ª edição do Estágio de Coro e Orquestra
2 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco Central
Entrada Livre

O programa cultural “Verão a Dois Tempos”, promovido pelo Município de Coimbra, apresenta no próximo sábado, dia 2 de agosto, às 19h00, o concerto de encerramento da 2.ª edição do Estágio de Coro e Orquestra, no Palco Central da Praça do Comércio.

Resultado de uma parceria com “A Escola da Noite”, este projeto formativo e artístico envolve jovens músicos num trabalho intensivo de prática coral e orquestral, culminando num concerto especialmente pensado para ser partilhado com as famílias e a comunidade.

 

A atuação é o culminar de uma semana de trabalho coletivo, dedicada à expressão musical, à descoberta e à colaboração.

 

 

Sobre a iniciativa “Verão a Dois Tempos”

Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre até ao final de setembro, na Baixa da cidade.

Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa.

A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada aqui.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)