A OCC apresentou hoje os eventos finais do programa de homenagem a Linhares Furtado, que assinalou os 55 anos do primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal, realizado pelo médico em Coimbra, em 1969, um marco histórico que projetou a cidade na área da medicina a nível nacional e internacional. O programa teve início no dia 20 de julho de 2024, com um concerto que juntou a OCC, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, o Coro de pais e encarregados de educação da EACMC, o Choral Poliphónico Coimbra e o Coro do Conservatório Regional de Coimbra, sob a direção do maestro Henrique Constância no Parque Verde do Mondego.
A OCC deu hoje a conhecer as iniciativas previstas para conclusão do programa de homenagem ao médico e investigador Alexandre Linhares Furtado. Entre essas, destaque para a instalação de um busto do homenageado junto à entrada principal dos HUC, cumprindo assim uma vontade expressa do próprio Linhares Furtado. O busto foi concebido pelo escultor Hamilton Lima e representa um investimento total de 13.900 euros, sendo o apoio municipal de oito mil euros, aprovado na reunião de Câmara da passada segunda-feira, dia 14 de julho, e o remanescente assegurado pela OCC.
Além da autarquia, associam-se à iniciativa a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), a Ordem dos Médicos e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, demonstrando a importância desta homenagem para a cidade e para o país.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes