Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Arqueologia, o Gabinete de Arqueologia da CM de Coimbra está a promover uma visita gratuita ao Castelo da Abrunheira, em Assafarge. O ponto de encontro é às 10h00 no Cruzeiro de Santo Cristo e o percurso prevê, ainda, a realização de um trilho pedestre até ao Castelo da Abrunheira, com pontos de interesse arqueológico.
O Castelo da Abrunheira, também denominado de “Marca do Observatório” ou da “Raposeira”, é um vértice geodésico localizado num monte, a uma altitude de cerca de 250 metros, entre Assafarge e a Abrunheira, que pertence ao Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra. Com entrada pela Rua dos Chirpais, na povoação da Abrunheira, situa-se a cerca de 800 metros da Rua do Santo Cristo, por um caminho de arvoredo e mato.
Foi mandado construir em 1804, pela Rainha D. Maria I, numa época em que a ciência estava em perfeito desenvolvimento e tinha recebido, com a Reforma da Universidade, um grande impulsionamento no nosso país.
A visita ao Castelo da Abrunheira é dirigida ao público em geral, prevê um máximo de 30 participantes, é gratuita, mas com necessidade de inscrição prévia através do contacto telefónico 239 857 500 ou do email arqueologia@cm-coimbra.pt. O percurso inicia-se no Cruzeiro de Santo Cristo, segue pelo trilho pedestre da Rua de Santos Cristo e Rua dos Chirpais, em direção ao Castelo da Abrunheira, estando também previsto o retorno ao ponto de partida.