O Centro de Alojamento Temporário ‘Coimbra Cuida’, a criar no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), visa dar resposta a situações de emergência habitacional, como catástrofes, violência doméstica ou crise social, assim como apoiar pessoas em situação de sem-abrigo ou vulnerabilidade extrema.
A intervenção, financiada através do PRR, insere-se na candidatura totalmente financiada, aprovada em maio de 2024. O projeto, sob a designação ‘Coimbra Cuida’, foi desenvolvido para criar uma infraestrutura funcional e acolhedora, com zonas comuns, espaços de lazer e dormitórios de diferentes tipologias. A empreitada deverá estar concluída até 31 de março de 2026.
O centro vai ser composto por seis quartos (três individuais, dois triplos e um duplo), uma sala comum com copa, quatro instalações sanitárias acessíveis, dois arrumos, gabinete de vigilância e áreas de estar. A proposta arquitetónica respeita a estrutura da antiga escola, com o objetivo de preservar a identidade do edifício e otimizar os custos da intervenção.
A BNAUT, criada em março de 2021, pretende garantir soluções de alojamento de emergência e transição, com enfoque na inclusão social, proteção, autonomização e combate às desigualdades.
Este projeto resulta de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), aprovado na reunião da Câmara de 31 de outubro de 2022.