Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

1 Julho 2025

CM de Coimbra cede antigas escolas à UF de Souselas e Botão e à JF de Torres do Mondego

CM de Coimbra cede antigas escolas à UF de Souselas e Botão e à JF de Torres do Mondego

A Câmara Municipal de Coimbra vai ceder à União de Freguesia (UF) de Souselas e Botão o edifício da antiga EB1 de Póvoa do Loureiro, desativado desde 2006 por falta de alunos, para instalação de projetos de cariz cultural e comunitário. Também a EB 1 de Palheiros, suspensa desde setembro de 2022 por falta de atividade letiva, vai ser cedida à Junta de Freguesia (JF) de Torres de Mondego. As propostas de protocolo de cedência foram aprovadas na reunião do Executivo municipal de 30 de junho.

Ambos os protocolos, com validade de cinco anos e renovação automática, transferem para a UF e para a JF a responsabilidade pela gestão e manutenção do imóvel, incluindo despesas de funcionamento como água, eletricidade, seguros, comunicações e conservação do edifício.

 

A EB1 de Póvoa do loureiro, localizada na Rua do Alto, 26, lugar de Póvoa do Loureiro – Botão, é constituída por um edifício de piso térreo, com duas salas de aula, dois átrios laterais e instalações sanitárias, bem como por amplo espaço exterior onde se situa um coberto. A UF de Souselas e Botão vai poder, mediante autorização municipal, estabelecer parcerias com entidades legalmente constituídas para utilização do espaço.

 

Já a EB1 de Palheiros, localizada na rua da Escola, nº 6, lugar de Palheiros, na Freguesia de Torres do Mondego, é constituída por um edifício de piso térreo, com uma sala de aula, instalações sanitárias e espaço exterior. Também a JF de Torres do Mondego vai poder, mediante autorização municipal, estabelecer parcerias com entidades legalmente constituídas para utilização do espaço.

 

Com estas cedências, o Município pretende valorizar equipamentos devolutos, colocando-os ao serviço das comunidades locais e promovendo dinâmicas de proximidade com impacto social e cultural. “A cedência das escolas básicas devolutas permitirá o desenvolvimento de projetos que possam satisfazer os objetivos, interesses e especificidades das populações locais, bem como o estabelecimento de parcerias institucionais que serão, indubitavelmente, uma mais-valia para os munícipes de Coimbra”, refere a proposta técnica dos serviços municipais.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)