Ambos os protocolos, com validade de cinco anos e renovação automática, transferem para a UF e para a JF a responsabilidade pela gestão e manutenção do imóvel, incluindo despesas de funcionamento como água, eletricidade, seguros, comunicações e conservação do edifício.
A EB1 de Póvoa do loureiro, localizada na Rua do Alto, 26, lugar de Póvoa do Loureiro – Botão, é constituída por um edifício de piso térreo, com duas salas de aula, dois átrios laterais e instalações sanitárias, bem como por amplo espaço exterior onde se situa um coberto. A UF de Souselas e Botão vai poder, mediante autorização municipal, estabelecer parcerias com entidades legalmente constituídas para utilização do espaço.
Já a EB1 de Palheiros, localizada na rua da Escola, nº 6, lugar de Palheiros, na Freguesia de Torres do Mondego, é constituída por um edifício de piso térreo, com uma sala de aula, instalações sanitárias e espaço exterior. Também a JF de Torres do Mondego vai poder, mediante autorização municipal, estabelecer parcerias com entidades legalmente constituídas para utilização do espaço.
Com estas cedências, o Município pretende valorizar equipamentos devolutos, colocando-os ao serviço das comunidades locais e promovendo dinâmicas de proximidade com impacto social e cultural. “A cedência das escolas básicas devolutas permitirá o desenvolvimento de projetos que possam satisfazer os objetivos, interesses e especificidades das populações locais, bem como o estabelecimento de parcerias institucionais que serão, indubitavelmente, uma mais-valia para os munícipes de Coimbra”, refere a proposta técnica dos serviços municipais.