A UPIR, criada em 2022 e reconhecida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil como Organização de Voluntariado de Proteção Civil (OVPC), conta com equipas multidisciplinares de voluntários, entre os quais psicólogos, enfermeiros, bombeiros e veterinários, sublinha a informação técnica dos serviços municipais. Além de intervenções em cenários de catástrofe e salvamento, a associação assegura, em articulação com várias uniões e juntas de freguesia, a prevenção e socorro em eventos como corridas pedestres e trails realizados em Coimbra.
O DAE vai ser um recurso essencial para reforçar a capacidade de resposta em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR), cuja desfibrilhação precoce é determinante para a sobrevivência. Nos termos da legislação em vigor, o equipamento pode ser operado por pessoal não-médico desde que com formação acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), assegurada pela UPIR.
Com esta deliberação, a autarquia pretende reforçar a capacidade de resposta em situações de emergência e apoiar uma entidade parceira da proteção civil, valorizando o trabalho voluntário desenvolvido em benefício da população de Coimbra.