Nesta mostra, Filipa Figueiredo apresenta uma série de pinturas criadas com pigmentos naturais provenientes de diversas partes do mundo, por vezes combinados com tinta japonesa, carvão ou marcador, sempre sobre papel de gravura de elevada gramagem. As obras evocam atmosferas e impressões de lugares, remetendo para o silêncio e as sensações associadas à introspeção e tranquilidade.
Esta mostra reflete sobre o percurso já feito, adianta Filipa Figueiredo, continuamente alimentado e trabalhado, até uma postura possível de estabilidade, de calma e de firmeza. Conta com pinturas de séries diferentes, relatando o percurso inconsciente que colmatará em TADASANA.
“Todas as pinturas são desenvolvidas com pigmentos naturais elaborados por mim ou trazidos de diferentes partes do mundo, por vezes com apontamentos de tinta japonesa, lápis de carvão ou marcador, sempre sobre papel de gravura de elevada gramagem”, explica a artista.
Tadasana é, diz ainda, uma postura do Yoga de imobilidade e consciência, serve como um lembrete para a conexão com a tua força interior e estabilidade. “É uma postura básica, mas muito consciente, que promove o equilíbrio e a ligação ao chão”, acrescenta.
Filipa Figueiredo, residente no Porto, realizou, nos últimos anos, várias exposições individuais em diversos locais e participou em algumas exposições coletivas, como por exemplo na exposição “MoNo” em Berlim, na galeria de arte De Queeste Art Galleri, na Bélgica e na Suécia, na galeria Galleri Tapper-Popermajer. Está a participar na Bienal Intercontinental (que decorre entre o Brasil, Argentina, Panamá e Porto Rico) e participou na Bienal do Peru, na cidade de Lima.
Recentemente, desenvolveu uma mostra individual na Casa da Cultura de Beja e participou em duas exposições no Museu Cica, na Coreia do Sul. Este mês, vai participar na exposição da Bienal Intercontinental no Museu Honestino Guimarães, em Brasília, Brasil, e no próximo mês vai ter uma exposição individual numa galeria na Suécia. Pode consultar aqui toda a sua carreira artística e visualizar algumas obras e projetos.
A inauguração, marcada para as 15h30, vai contar com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga.