Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

29 Julho 2025

Festival das Artes QuebraJazz regressa em agosto com 10 concertos gratuitos nas escadas do Quebra Costas

Festival das Artes QuebraJazz regressa em agosto com 10 concertos gratuitos nas escadas do Quebra Costas

A 16.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz continua a animar as noites de Coimbra até 30 de agosto, com 10 concertos gratuitos nas escadas do Quebra Costas, sempre às sextas e sábados, a partir das 22h00.

Considerado um dos festivais de referência da cidade, o QuebraJazz integra a programação “Verão a 2 Tempos – Epicentro”, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, parceira do evento. Desde o arranque, a 15 de julho, o festival soma 40 momentos culturais, dos quais 20 de entrada gratuita, envolvendo cerca de 180 músicos e artistas.

 

Nos primeiros dias de agosto, a 1 e 2, o Trio CBF – Rui Caetano (piano), Francisco Brito (contrabaixo) e Pedro Felgar (bateria) – apresenta “Ponto de Partida”. Uma semana depois, a 8 e 9 de agosto, o trio Three Dots – Ivo Xavier (baixo), Kateryna Avdysh (voz) e Bruno Pedroso (bateria) – entrelaçam influências portuguesas e ucranianas, explorando novas possibilidades sonoras, apresentando um conjunto de originais.

 

Com Gabriel Salles Silva (baixo) e Luís Delgado (bateria), Eugénia Contente dá voz ao seu disco de estreia, com temas carregados de “Groove”, emoção e liberdade criativa. Um jazz eletrizante, ousado e repleto de personalidade para ouvir no concerto intitulado “Duckcontente” nas Escadas Quebra Costas a 15 e 16 de agosto.

 

Nos dias 22 e 23 de agosto, Afonso Pais (guitarra) e Tomás Marques (saxofone) juntam forças num projeto que explora os contornos internos da improvisação e da cor sonora num diálogo envolvente para dois concertos intitulados “The Inner Colors of Boglin’s Outline”.

 

Por fim, nos dias 29 e 30 de agosto, o Novo Trio – composto pelo saxofonista João Mortágua, o contrabaixista Carlos Barreto e o baterista Paulo Bandeira – apresenta um espetáculo de grande improvisação, repleto de originalidade e inspiração, marcado pelo virtuosismo e pela riqueza dos arranjos.

 

De referir, ainda, que este festival é, pelo 10.º ano consecutivo, distinguido com o selo de excelência “Remarkable Arts Festival”, atribuído pela European Festivals Association – Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE) e concedido pelo serviço prestado no campo das artes, pelo envolvimento da comunidade e pela abertura internacional.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)