O PEMDD foi desenvolvido em três etapas – Análise, Estratégia e Ação – com um amplo processo de participação pública que envolveu clubes, associações, universidades e agentes do setor.
O plano, de caráter dinâmico e sujeito a avaliação contínua, ambiciona afirmar Coimbra como um concelho ativo, saudável, inclusivo e inovador, onde o desporto se integra plenamente na vida quotidiana, promovendo o bem-estar individual e coletivo e projetando o território a nível nacional e internacional.
Entre as iniciativas previstas estão programas como Viver Ativo Coimbra, Desporto e Saúde para Todos, Igualdade e Inclusão através do Desporto, Prescrição Médica e Reabilitação Ativa, Coimbra Golfe 360º, Desportos Digitais, Parques em Movimento, Viva o Mondego e o Clube Aberto à Comunidade.
Para a conclusão do processo, falta ainda finalizar o calendário de implementação dos programas, a estrutura organizativa e modelos de gestão, o plano de comunicação, bem como a estrutura de acompanhamento e monitorização, etapas que vão preceder a apresentação pública oficial do plano.
O PEMDD inclui ainda um levantamento detalhado dos equipamentos desportivos do concelho: Coimbra conta com 32 grandes campos (maioritariamente de futebol, incluindo dois de râguebi), 189 polidesportivos, 76 salas de desporto, 10 piscinas cobertas, 19 pistas e circuitos e 15 equipamentos especiais (como picadeiros, campos de tiro e golfe). A freguesia de Santo António dos Olivais concentra 85 destes equipamentos, seguida da União de Freguesias de Coimbra (65), Santa Clara e Castelo Viegas (55) e São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (48). Já São João do Campo (2) e Brasfemes (4) têm a menor oferta.