As oficinas propostas permitem aos participantes descobrir e explorar diferentes espaços e tradições da cidade, como o Edifício Chiado, através da atividade “O Edifício Chiado é um SPA!”, a Torre de Almedina, onde decorre “Fazer rosas não é para todos… ou será?”, a Torre de Anto, com a oficina “Quem tem unhas é que toca guitarra!”, a Sala da Cidade, com “E se a ponta de uma vara pudesse riscar?”, e o Edifício da Inquisição, onde se promove a brincadeira tradicional judaica “Dreidel”.
No dia 13 de agosto, o MMC abre as portas a crianças entre os 6 e os 10 anos que não frequentam ATL ou centros de férias. Neste dia, entre as 9h00 e as 17h00, os pais podem deixar os seus educandos no Museu, que deverão levar lanche da manhã e da tarde, bem como almoço. As inscrições devem ser feitas até 11 de agosto, às 12h00, e são limitadas a grupos de 5 a 15 participantes.
No mesmo dia, às 10h30, decorre também a visita encenada à Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, com a personagem D. Sesnando Davides, destinada a crianças dos 3 aos 10 anos, em grupos de 5 a 25 participantes. Esta visita realiza-se todas as segundas quartas-feiras do mês.
Para alunos do ensino secundário e público em geral, o MMC organiza no dia 5 de agosto, às 10h30, um percurso pela desaparecida muralha de Coimbra, com partida na Torre de Almedina.
As inscrições em todas estas atividades podem ser feitas através do email museu.municipal@cm-coimbra.pt ou do telefone 239 840 754.
Como habitualmente, no dia 23 de agosto (quarto sábado do mês), a entrada é gratuita em todos os núcleos do MMC, durante o horário normal de funcionamento, promovendo o acesso à cultura a todos os públicos.