O protocolo define os compromissos das 25 entidades parceiras envolvidas e reforça a articulação local e o acesso à Plataforma Nacional de Monitorização e Gestão dos Processos. A CM de Coimbra continuará a liderar a coordenação do NPISA durante a vigência da nova estratégia.
As 25 entidades parceiras são a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, a Associação Existências, a Associação Integrar, a Associação Nacional de Apoio a Jovens, a Associação O Ninho da Mariazinha, a Associação Saúde em Português, a Associação Todos Pelos Outros, a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Centro de Acolhimento João Paulo II, o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo – CASA Coimbra, a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa, a Fundação Assistência Médica Internacional – Centro Porta Amiga de Coimbra, a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, o Instituto de Segurança Social (Centro Distrital de Coimbra), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra), o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, o Instituto Superior Miguel Torga, Câmara Municipal de Coimbra, os Paramédicos de Catástrofe Internacional, a Polícia de Segurança Pública, os Serve The City, a Unidade Local de Saúde de Coimbra, a Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, e a VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional.
Já o Plano de Ação aprovado tem um seu foco em dois eixos prioritários da ENIPSSA: a prevenção e redução dos fatores de risco associados à situação de sem-abrigo e a promoção da inclusão social e do exercício pleno da cidadania. Entre as entidades parceiras, destacam-se organizações sociais, instituições públicas, forças de segurança, entidades de saúde e ensino superior.
Com a renovação deste compromisso, Coimbra reforça a sua resposta integrada e humanizada para garantir dignidade, inclusão e autonomia às pessoas em situação de sem-abrigo.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila