O projeto “Almalaguês: tecendo o amanhã a partir da tapeçaria do tempo” tem como principal objetivo a preservação e revitalização das práticas tradicionais de tecelagem de Almalaguês, uma expressão cultural profundamente enraizada na identidade da região. A iniciativa conta com a participação da Associação Herança do Passado, envolvendo artesãos locais, profissionais da cultura, investigadores e voluntários, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e de vários parceiros. Esta é uma garantia de que este saber ancestral continua a ser transmitido de geração em geração, mantendo viva a sua identidade cultural.
Recorde-se que a distinção foi anunciada a 12 de junho pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, organização que representa o prémio em Portugal através do Centro Nacional de Cultura. Até 12 de setembro está disponível para votação online o Prémio Escolha do Público 2025. O público é convidado a conhecer todos os vencedores e votar online em: https://vote.europanostra.org/
Os Prémios Europeus do Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2025 são cofinanciados pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila