Café-Longo: Marta Bajouco + Hal Still Echoes
12 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco da Praça
Entrada gratuita
Na terça-feira, dia 12 de agosto, às 19h00, o ciclo Café-Longo apresenta os concertos de Marta Bajouco e Hal Still Echoes na Praça do Comércio. Esta iniciativa integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra e é coorganizada pela Blue House. A entrada é gratuita.
Marta Bajouco é cantora, compositora e artista multidisciplinar. Lançou o EP “Ao Canto do Rio” em 2022, que tem apresentado em trio. O seu trabalho cruza canção de autor com influências diversas, mantendo um foco na composição e na experimentação musical.
Hal Still Echoes é o projeto de Daniel Barros, que combina elementos de indie-rock, post-rock, eletrónica e folk. Em julho de 2024 lançou o álbum de estreia “Self-Portrait”, com temas centrados na exploração da identidade e da criação artística.

Quintas ao Largo: Mestra Ana Lúcia (Brasil)
14 de agosto | 19h00
Largo do Poço
Entrada gratuita
Na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 19h00, o Largo do Poço recebe um concerto da Mestra Ana Lúcia, uma das cantoras mais reconhecidas da cultura popular brasileira. O espetáculo integra o ciclo “Quintas ao Largo”, uma proposta do Jazz ao Centro Clube (JACC) para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.
Mestra Ana Lúcia é uma figura reconhecida na cultura popular de Pernambuco, Brasil. Atua como Mestra de Coco de Roda, Pastoril, Acordo Povo e Rezadeira. É reconhecida oficialmente como Património Vivo de Pernambuco e Cultura Viva da Cidade de Olinda.
Além da sua atuação artística, é mãe, educadora e referência cultural no seu território e em diversos contextos nacionais e internacionais.

15 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco Central
Entrada gratuita
Na sexta-feira, dia 15 de agosto, às 19h00, o ciclo “A Dois Tempos” apresenta, na Praça do Comércio, o projeto Líquen, da cantora Constança Ochoa, natural de Coimbra. Esta proposta integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra, que pretende dinamizar a Baixa da cidade. A entrada é livre.
Líquen explora a combinação de voz, poesia e polifonias vocais, cruzando influências da pop, eletrónica, jazz e música popular portuguesa.

A Dois Tempos: Duckontente – Eugénia Contente Trio
15 e 16 de agosto | 22h00
Escadas do Quebra-Costas
Entrada gratuita
Nos dias 15 e 16 de agosto (sexta-feira e sábado), às 22h00, o ciclo “A Dois Tempos” apresenta Eugénia Contente Trio nas Escadas do Quebra-Costas, uma proposta do “16º Festival das Artes QuebraJazz” para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.
O trio, liderado por Eugénia Contente na guitarra, e formado por Gabriel Salles Silva (baixo) e Luis Delgado (bateria), apresenta o álbum de estreia Duckontente, lançado em 2023. O projeto combina groove, funk e elementos do jazz contemporâneo, com composições que alternam entre momentos enérgicos e passagens mais suaves.

16 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco Central
Entrada gratuita
No sábado, dia 16 de agosto, às 19h00, o ciclo “A Dois Tempos” apresenta o trio Wipeout Beat na Praça do Comércio. Esta iniciativa integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra, que pretende dinamizar a Baixa da cidade. A entrada é livre.
Formado em 2016, o grupo é composto por Carlos Dias, Pedro “Calhau” Antunes e Miguel Padilha, músicos ligados a vários projetos da cena musical de Coimbra. O som da banda resulta da combinação de teclados vintage, guitarra, caixa de ritmos e vozes em harmonia dissonante, criando uma abordagem original que cruza diferentes influências.
O projeto nasceu de forma espontânea e evoluiu a partir de sessões experimentais com instrumentos adquiridos em feiras e lojas em segunda mão. Desde então, têm vindo a apresentar-se ao vivo com repertório próprio.

Sobre a iniciativa “Verão a Dois Tempos”
Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre até ao final de setembro, na Baixa da cidade.
Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa.
A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada em https://www.veraoa2tempos.pt/.