A Qama é uma peça simbólica e cultural originária da região do Cáucaso, particularmente da Geórgia e do norte da Rússia, e está tradicionalmente associada a conceitos como honra, bravura e identidade. Com uma lâmina reta, curta e de dois gumes, esta adaga faz parte de trajes cerimoniais tÃpicos da região e representa uma forte herança cultural.
A peça em questão foi produzida no final do século XX e apresenta caracterÃsticas artesanais distintas: lâmina com duas caneluras, sulco central fino, nervuras na zona mais frágil e ponta alargada, referem os serviços técnicos municipais da Divisão de Museologia. Ambos os lados da lâmina têm áreas com vestÃgios de decoração incrustada em azul.
Embora este objeto não se enquadre diretamente na missão do Museu Municipal de Coimbra, os serviços técnicos consideram que a sua doação tem relevância histórica para a cidade, justificando a sua incorporação no património municipal.
Caso a proposta de aceitação seja aprovada, a Qama vai ser inscrita no Inventário de Bens Móveis e ArtÃsticos do MunicÃpio de Coimbra, através da Divisão de Património.