Com apenas 66 metros de desnível positivo (total de metros de subida na prova), o percurso é um dos mais planos da Europa, estando certificado pela World Athletics e integrado no calendário mundial da modalidade, com cotação de categoria E. A vertente inclusiva também tem destaque nesta prova, que acolhe atletas em cadeira de rodas, participantes com deficiência visual e guias especializados. A aldeia do Ameal entra, assim, para a história do atletismo ao receber, a 21 de setembro, a 2.ª edição da Meia Maratona do Ameal – Arte e Meios, que este ano integra o Campeonato Distrital de Meia Maratona da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC).
Organizada pela Associação Recreativa e Desportiva do Ameal, através da secção de atletismo Ameal Trail, com o apoio da CM de Coimbra, esta prova vai permitir, pela primeira vez, que campeões distritais nesta distância corram em casa. Este ano, a prova volta a atrair participantes internacionais, mais do que na primeira edição, reforçando o prestígio desportivo da região. De recordar que, na primeira edição, participaram na iniciativa cerca de 1.000 atletas.
A 2ª edição da Meia Maratona do Ameal já conta com mais de meio milhar de atletas inscritos, oriundos de 19 países. As inscrições decorrem até ao dia 10 de setembro e podem ser feitas através do link https://stopandgo.net/events/meia-maratona-do-ameal-2025. A recolha de dorsais será feita na pastelaria Sabores do Ameal, no dia anterior à prova, entre as 15h00 e as 19h00, e no próprio dia, entre as 7h30 e as 8h45. Todos os participantes terão direito a medalha de finisher, com possibilidade de gravar nome e tempo, saco de partida, chip de cronometragem, abastecimentos ao longo do percurso, assistência médica, balneários e zonas de recuperação.
