Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Setembro 2025

CM de Coimbra aprova transferência da 2ª tranche do Fundo Municipal de Emergência Social

CM de Coimbra aprova transferência da 2ª tranche do Fundo Municipal de Emergência Social

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo de 22 de setembro, a autorização para o pagamento da segunda tranche do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) referente ao ano de 2025. Esta tranche representa um valor global de 159 mil euros, a transferir para 18 Comissões Sociais de Freguesia (CSF), através das respetivas entidades gestoras sem fins lucrativos.

O FMES é uma medida de apoio de âmbito social, executada em articulação com as CSF, com o objetivo de apoiar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica e social. Os apoios destinam-se a despesas essenciais como alimentação, saúde, habitação, eletricidade, água, gás e educação.

 

O valor agora em apreciação corresponde à segunda tranche de um montante total anual de 318 mil euros previsto para 2025, a que se soma o saldo de execução transitado do ano anterior, num valor global de 594.980,74 euros. A primeira tranche, no mesmo valor, foi atribuída no início do ano, após celebração dos protocolos com as entidades gestoras. A transferência da segunda tranche ficou condicionada à entrega e análise dos relatórios de execução da primeira fase, processo já concluído.

Os montantes definidos para esta segunda tranche mantêm-se ou foram ajustados em função da execução orçamental e das necessidades identificadas em cada freguesia.

 

Os apoios a transferir por Comissão Social de Freguesia (CSF) são os seguintes: Almalaguês, 1.500 euros (Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês); Brasfemes, 7.000 euros (Centro de Bem Estar Social de Brasfemes); Ceira, 5.000 euros (Conferência de São Paulo); Cernache, 4.000 euros (Associação Desportiva e Recreativa Vilanovense); Santo António dos Olivais, 33.000 euros (Cáritas Diocesana de Coimbra); São João do Campo, 2.500 euros (Centro Social e Paroquial de São João do Campo); São Silvestre, 1.000 euros (Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres); Torres do Mondego, 3.000 euros (Centro Social de Torres do Mondego); União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, 2.000 euros (Grupo de Danças e Cantares da Cidreira); União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, 3.000 euros (Centro Social Polivalente da Palheira); União de Freguesias de Coimbra, 25.000 euros (Cáritas Diocesana de Coimbra); União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, 28.000 euros (Associação Social Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades); União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, 15.000 euros (Clube Tempos Livres de Santa Clara); União de Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa, 7.000 euros (Crowd Helpers – Associação); União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, 1.000 euros (Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho); União de Freguesias de Souselas e Botão, 11.500 euros (Centro de Apoio Social de Souselas); União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, 3.000 euros (Centro Social e Paroquial de Taveiro); e União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, 6.500 euros (Obra Social de Torre de Vilela).

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)