O festival apresenta 42 propostas artísticas e 21 concertos, dos quais 16 em estreia absoluta, distribuídos por quatro palcos: Pátio da Inquisição, Cerca de São Bernardo, jardins da Cerca de São Bernardo e República da Praça. Entre os nomes confirmados estão Sereias, Amijas, Zancudo Berraco, Chat GRP, Lesma, Bruna de Moura, Carga Aérea, Lizatron, Alishia Peas e Banditst4r.
Além da programação musical, o APURA 2025 inclui três criações originais: Matthieu Ehrlacher, o coletivo Arpyes (Ana Gonçalves Albino, Catarina Silva e Maria do Mar de Brito) e Profound Whatever em parceria com MUS.MUS.CBR.
Ao longo dos três dias, o público poderá descobrir projetos que cruzam géneros, exploram linguagens emergentes e promovem novas formas de encontro artístico, convidando à fruição de propostas diferenciadas em espaços ligados à criação e experimentação.
O Festival APURA é realizado em coorganização com a CM de Coimbra, que apoiou o evento com 10 mil euros, e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A edição deste ano reforça a rede de colaborações, em parceria com o Centro de Artes Visuais e A Escola da Noite, instituições centrais na dinâmica cultural da cidade.
A conferência de imprensa de apresentação do evento contou com a participação do chefe da Divisão da Cultura da CM de Coimbra, Rafael Nascimento.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila