A mostra pode ser visitada gratuitamente até 26 de dezembro, no acesso ao Serviço de Audiovisuais da Casa Municipal da Cultura. A mostra incluiu muitos dos êxitos de Tonicha, discos e canções inesquecíveis. Reconhecida como uma das grandes vozes da música portuguesa, Tonicha continua a ser uma referência, com uma carreira marcada pela autenticidade e dedicação à cultura popular, com um lugar especial na história da música nacional.
Nascida em Beja, em 1946, Tonicha — Antónia de Jesus Montes Tonicha Viegas — é uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa. A sua carreira, iniciada nos anos 60, cruzou a música popular, o folclore, a canção de intervenção e a música ligeira. Gravou mais de 150 discos e trabalhou com autores como José Cid, Ary dos Santos, Joaquim Pessoa e Carlos Mendes, deixando uma marca duradoura na cultura musical portuguesa.
Paralelamente à inauguração, a Biblioteca Municipal de Coimbra promove edições especiais da atividade “Regresso ao Vinil”, que permite a audição de discos do acervo da instituição. Esta iniciativa decorre até 3 de outubro, entre as 14h00 e as 17h00, para além das sessões regulares, que acontecem às quartas-feiras da segunda e quarta semana de cada mês — em outubro, nos dias 8 e 22.